A defesa da redução da maioridade penal por Lula, na sabatina da TV Globo de quinta-feira (15), foi acompanhada por uma campanha vergonhosa de setores de seus apoiadores nas redes sociais. Para justificar a capitulação do presidente, passaram a apresentar o encarceramento de adolescentes como uma posição de esquerda e a atacar os críticos da proposta como defensores de criminosos.
Lula declarou apoio à redução de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos, contrariando a posição historicamente defendida pelo PT. A concessão à direita encontrou defensores dispostos até mesmo a exigir que a esquerda abandone suas posições para acompanhar o presidente.
Yury Limã (@yuyuhakushol) apresentou a justificativa eleitoral: “Estamos na risca de perder, podendo cair o maior cargo do pais nas mãos de um Bolsonaro e eles fazem uma jogada que obviamente não é para agradar a esquerda e sim captar outro público”.
O argumento é uma autorização para aceitar qualquer medida reacionária em nome da vitória eleitoral. Se Lula adota uma proposta bolsonarista, caberia à militância defendê-la para conquistar o eleitor de direita. Quem protesta contra o abandono do programa da esquerda passa a ser acusado de favorecer Bolsonaro.
Cris (@EnxadristaCris) foi explícita: “muitos ja se acham os adultos então porque não se responsabilizarem como tais, talvez seja a ideologia da esquerda que precisa rever alguns pontos da evolução”. A proposta de tratar adolescentes como adultos perante a Justiça, velha bandeira da direita, ganha o nome de “evolução”.
As mensagens não demonstram qual era a posição anterior de cada autor. Demonstram, entretanto, a disposição desses setores para defender a capitulação de Lula com os argumentos que a esquerda sempre combateu.
Insultos e defesa da repressão
O perfil LoneWolf777 (@ThaLoneWolf777) escreveu: “não falha, geralmente quem é contra: Playboy, puta e/ou viado. Já pode se desfiliar e dar as mãos para brincar de ciranda no PSOL”.
O ataque a mulheres e homossexuais acompanha a exigência de expulsar da esquerda quem rejeita a redução. Para defender Lula, vale reproduzir inclusive o vocabulário mais abertamente reacionário de seus adversários.
Outros procuram apresentar a oposição à medida como um privilégio de quem desconhece os bairros pobres. DaSul_diquebra (@PDiquebra29107) afirmou: “essa visão da maioridade penal hoje é típica de um pequeno burguês, não compreende como é a realidade das quebradas”.
Bode (@Unlucky_vitor) invocou uma ameaça que relatou ter sofrido: “sou de esquerda e sou a favor dessa porra. foi na minha cara que um menor apontou o fuzil e tentou dar apavoro”.
A violência sofrida pela população é usada para justificar mais poder para a polícia e a Justiça. Desaparece do argumento o caráter de classe dessas instituições: serão elas que decidirão quais adolescentes devem ser enviados à prisão. A juventude dos bairros operários, já perseguida pelo aparelho repressivo, será o alvo da medida.
Cássia (@cas23y) enumerou crimes hediondos e perguntou: “E vc quer que o alecrim dourado, não receba punição nenhuma!?”. Repete-se a mentira de que rejeitar a redução significa defender a ausência de punição. A legislação já prevê medidas socioeducativas para adolescentes que cometem atos infracionais, inclusive internação. O que se pretende é submetê-los ao sistema penal dos adultos.
Em nome do socialismo
Também surgiram tentativas de justificar a proposta com referências à China e à União Soviética. Renis (@Reniscamposs) declarou: “Eu sou de esquerda e concordo com a ideia do Lula, na china a maioridade penal é de 12 anos”.
Lisan al-Gaib (@Marcos21388) escreveu: “URSS funcionava assim, China funciona assim”, acrescentando: “Sai do seu condomínio e para de importar pautas do partido democrata estadunidense, playboy”.
Nenhum dos dois explica por que uma referência à legislação chinesa ou soviética justificaria ampliar os poderes da Justiça burguesa brasileira. A menção a países que passaram por revoluções serve apenas para dar uma aparência socialista à defesa da repressão.
O perfil @darkwokeceara foi além: “a esquerda de verdade tinha até gulag pra bandido assassino e estuprador”. Já cher comunistinha (@charlottelimaaa) afirmou: “Nós somos a verdadeira esquerda, a esquerda mundial apoia a menoridade, vcs são é passa-pano pra bandido!”.
A expressão “passa-pano pra bandido”, repetida à exaustão pelos bolsonaristas, agora é usada para atacar a esquerda em defesa de Lula. O compromisso com a campanha eleitoral chega ao ponto de transformar uma posição reacionária em requisito para alguém se declarar socialista.
Os “vira-voto” acabam cumprindo a função de propagandistas do programa da direita dentro da própria esquerda. Para justificar uma concessão eleitoral de Lula, defendem o encarceramento de adolescentes, reproduzem insultos bolsonaristas e tratam a oposição à repressão como proteção a criminosos. A capitulação do presidente ajuda a educar sua própria base na política que deveria combater.




