Agricultores franceses realizaram protestos nesta quinta-feira (8) em Paris, bloqueando ruas e pontos turísticos, contra o acordo comercial entre União Europeia (UE) e Mercosul. Em tratores, manifestantes romperam bloqueios policiais e circularam pela Champs-Élysées, travando a região do Arco do Triunfo.
Sindicatos do setor convocaram o ato em meio às negociações do tratado de livre comércio entre países da UE e Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O protesto ocorre na véspera da data prevista para votação do acordo entre membros da UE, esperada para sexta-feira (9).
Congestionamentos e pressão sobre Macron
Dezenas de tratores também bloquearam rodovias de acesso à capital, como a A13, gerando 150 km de congestionamento, segundo o ministro dos Transportes, Philippe Tabarot.
À Reuters, Stéphane Pelletier, dirigente do sindicato Coordination Rurale, declarou: “estamos entre o ressentimento e o desespero. Temos uma sensação de abandono, e o Mercosul é um exemplo disso”.
Além do acordo UE–Mercosul, os agricultores reclamam da forma como o governo lida com doença contagiosa que afeta o gado, criticando a política de abate e defendendo vacinação.





