Uma marchinha com críticas ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), venceu no domingo (8) a primeira edição do Concurso de Marchinhas promovido pelo Pirex, bar do Centro de Belo Horizonte. A música vencedora, Enfisema, é assinada pelo grupo Bandalho e ataca as privatizações conduzidas pelo governo mineiro, em especial a da Copasa.
A canção faz trocadilho com o nome do governador e abre com os versos:
“Olha meu estado / Veja meu problema / Tô sufocando / Com esse tal de enfisema”
Em seguida, menciona episódio em que Zema publicou vídeo comendo banana com casca, e associa a cena à política de privatizações:
“Já me recomendaram / Comer banana com casca / Quanto mais eu acredito / Mais a gente só se lasca”
Os autores também ironizam a privatização da Copasa, autorizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em dezembro do ano passado, por meio de projeto enviado pelo Executivo. A letra diz:
“Dotô aconselhou / Eu dar uma hidratada / Mas a nossa água / Agora foi para a privada”
A marchinha ainda faz referência ao slogan do governo, “Aqui o Trem Prospera”, lançado em agosto do ano passado, e ao episódio em que o governador disse “ouvo” em entrevista ao vivo.
“Te ovo, te ovo / Mas se você não me ouviu / Eu vou cantar de novo”
Segundo os organizadores, o primeiro lugar recebeu R$3 mil em dinheiro e consumo, além de troféu e um ano de energia elétrica gratuita oferecida por uma empresa do setor. O concurso teve 63 inscrições, com oito finalistas apresentando-se ao vivo durante a matinê do Pirex; a escolha ocorreu em duas etapas, com avaliação técnica e participação do público.





