A Enel informou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que o apagão ocorrido em 10 de dezembro de 2025 na cidade de São Paulo afetou 4,4 milhões de clientes ao longo do dia. O número equivale ao dobro do divulgado anteriormente pela própria empresa durante a operação de restabelecimento.
A informação consta de uma correspondência registrada em 19 de dezembro, relatada pela Enel à Aneel e noticiada pelo portal Metrópoles, com confirmação do Estadão.
A concessionária afirmou que os 2,2 milhões de consumidores informados durante a crise correspondem ao pico de clientes desligados simultaneamente, e não ao total acumulado de unidades afetadas no período. No documento, a empresa afirma que o total de 4,4 milhões corresponde à “soma de unidades afetadas ao longo de mais de 12 horas seguidas de fortes ventos”.
“Na medida em que a empresa reconectava clientes desligados, outros eram impactados sucessivamente com a força do vendaval”, diz a Enel, alegando que o número acumulado foi apurado em análise posterior ao evento climático.
A empresa informou ainda que 1,1 milhão de clientes foram reconectados automaticamente pelos sistemas da rede naquele dia, enquanto outros 3,2 milhões tiveram o fornecimento restabelecido por equipes em campo. O documento também aponta reduzido número de atendimentos na madrugada de 11 de dezembro, quando a maior parte dos consumidores ainda estava sem energia. Sobre isso, a Enel declarou que concentrou equipes “principalmente durante o dia”.



