Neste sábado (25), o Partido da Causa Operária (PCO) lançou uma campanha financeira voltada ao envio de uma comitiva de jornalistas para a Venezuela, com o objetivo central de realizar uma cobertura direta dos acontecimentos políticos no país caribenho. O objetivo é mostrar o que está acontecendo de fato na Venezuela, em contraste com a campanha mentirosa da grande imprensa.
A delegação escolhida para a missão é composta pelos militantes Juca Simonard e Adriana Machado, que gravaram uma convocatória diretamente da 54ª Universidade de Férias do PCO, em Sorocaba, interior de São Paulo. No vídeo promocional, Adriana Machado denunciou o que chamou de ofensiva internacional. Segundo a militante, “o imperialismo, com o sequestro de Nicolás Maduro e da primeira-dama Cília Flores, iniciou aí o processo de guerra contra os povos da América Latina”, alertando ainda que esse é um conflito que os países imperialistas “querem generalizar para o mundo inteiro”.
Juca Simonard, por sua vez, enfatizou que a ida à Venezuela busca garantir que os trabalhadores possam saber o que ocorre “sem ficar dependendo das informações mentirosas que saem na imprensa burguesa”. O militante explicou que essa metodologia de cobertura independente já foi aplicada pelo PCO em outros cenários, mencionando que a organização já enviou jornalistas para a Rússia, Cuba e para o Catar, onde realizaram entrevistas com dirigentes do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas). Conforme pontuou, tais esforços só são possíveis “com a ajuda dos simpatizantes, dos militantes e das pessoas que querem saber a verdade”.
O encerramento do vídeo faz um apelo direto ao espectador. Para viabilizar a logística da equipe em solo venezuelano, o Partido disponibilizou a chave Pix defesavenezuela@pixbr.net como principal canal de arrecadação.





