Imagens de monitoramento obtidas pela RBS TV registraram a operação da Brigada Militar (BM) que terminou com o assassinato do agricultor Marcos Nörnberg, de 48 anos, na madrugada de 15 de janeiro, na zona rural de Pelotas (RS). O áudio associado ao vídeo indica ao menos 18 disparos; depois, é possível identificar a chegada de uma equipe do Samu.
A viúva, Raquel Nörnberg, foi ouvida pela Polícia Civil na terça-feira (20) e afirmou que o casal dormia quando ouviu movimentação no pátio, por volta das 3h. Ela relatou que, acreditando se tratar de um assalto, o marido pegou a arma mantida na residência. Em seguida, ouviu gritos e tiros. Marcos morreu no local.
A Brigada Militar alega que houve reação a tiros contra os policiais. Raquel discorda e afirmou, em declaração à imprensa, que o marido não saiu da casa e foi atingido dentro do imóvel: “em nenhum momento ele saiu de dentro da nossa casa. Ele foi alvejado dentro da nossa casa”.
O endereço teria sido repassado à BM a partir de informações de suspeitos de Pelotas presos pela Polícia Militar do Paraná, que comunicou o dado à corporação gaúcha. O comandante-geral da BM, Cláudio Feoli, afirmou que houve um “grande equívoco” na ação. Os 18 policiais militares envolvidos foram afastados.
A Corregedoria instaurou Inquérito Policial Militar (IPM), com apreensão das armas usadas. A corporação informou que só deve se manifestar após o encerramento da apuração. A Polícia Civil também abriu inquérito.



