Hugo Calderano, 29, alcançou a vice-liderança do ranking mundial de tênis de mesa da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) nesta segunda-feira (9). É a melhor colocação da carreira do brasileiro, que entrou no top 10 do ranking em 2018.
Na atualização semanal, Calderano aparece como número 2 do mundo, atrás apenas do chinês Wang Chuqin. O brasileiro estava na terceira posição e ultrapassou o chinês Lin Shidong.
Em entrevista ao ge, Calderano comemorou o marco. “Primeira vez na segunda colocação do ranking mundial, uma marca inédita no nosso tênis de mesa. Estou muito feliz em atingir esse novo marco. Mais um feito que a gente está conseguindo, é mais um check da lista, né? Claro que todo mundo quer chegar no um, principalmente eu. Mas acho que esse é um passo também muito importante”, afirmou.
O resultado também é apontado como inédito por ser a primeira vez que um atleta fora do eixo Ásia–Europa chega ao segundo posto do ranking. A ITTF completa 100 anos em 2026, e Calderano se tornou o único atleta das Américas, do Alasca à Terra do Fogo, a figurar no top dois.
O atleta também voltou a falar sobre o objetivo de subir mais uma posição. “Espero que essa seja a penúltima vez que eu alcance a minha melhor marca no ranking, né? Depois disso não tem mais como, infelizmente. […] Sem brincadeira, estou bem feliz em alcançar essa posição. A gente ainda tem tempo para buscar mais uma. Vamos ver. De qualquer forma, estou muito feliz”, disse.





