A 54ª edição da Universidade de Férias do Partido da Causa Operária (PCO) teve seu pontapé inicial oficial no último final de semana, com a chegada de caravanas de militantes e simpatizantes de todo o País ao acampamento em Sorocaba (SP). Consagrada como a atividade de formação política mais tradicional da esquerda brasileira, esta edição promete ser histórica ao dedicar-se ao estudo minucioso de O Capital, a obra máxima de Karl Marx.
Embora as atividades e os atos políticos de abertura, como a manifestação em defesa da Venezuela realizada na Avenida Paulista no domingo (11), já tenham começado, a organização informou que as aulas do curso ministrado por Rui Costa Pimenta começarão na quarta-feira (14). Segundo o Partido, o presidente do PCO deve seguir orientações médicas e ficar de repouso por alguns dias após passar por avaliação de saúde no domingo.
Confira algumas diferenças entre as últimas edições da Universidade de Férias
- Temas dos cursos: enquanto a 52ª edição (2025) focou na crise do imperialismo e em eventos como a luta no Oriente Médio, e a 51ª edição (2024) trabalhou a obra de Lênin sobre o imperialismo, a 54ª edição retorna às bases científicas do marxismo com O Capital. É o curso mais aguardado dos últimos anos por representar o alicerce de toda a política do Partido;
- Local e estrutura: nas edições passadas, como a 50ª, a 51ª, 52ª, as atividades concentravam-se em locais como Araçoiaba da Serra. Para a 54ª edição, assim como na 53ª, a organização optou por um espaço em Sorocaba, visando comportar o número crescente de inscritos e oferecer uma estrutura que une lazer (piscina semi-olímpica e campos de futebol) ao estudo intensivo.
Aqueles que não garantiram sua participação no Acampamento de Férias da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) podem fazê-lo entrando em contato com o número (11) 99741-0436. Além disso, a 54ª Universidade de Férias segue com inscrições abertas para a modalidade virtual através da plataforma Universidade Marxista (unimarxista.org.br), permitindo que aqueles que não puderam viajar a Sorocaba acompanhem a transmissão integral das aulas que começam nesta quarta-feira.





