No oitavo dia da 54ª edição da Universidade de Férias da AJR, o acampamento em Sorocaba continuou com intensa programação política e momentos de lazer e integração entre os participantes. O destaque foi a continuação do curso sobre O Capital, a feijoada especial acompanhada de música no almoço, a Análise Política da Semana, a plenária interna, e a animada festa noturna.
A manhã começou com a aula ministrada pelo companheiro Rui Costa Pimenta, que aprofundou temas fundamentais da obra de Marx, como a questão do valor, da mercadoria e os princípios básicos do marxismo. A explanação clara permitiu aos participantes, muitos deles jovens que se aproximam pela primeira vez de um curso de formação política, compreenderem melhor os conceitos essenciais para intervir corretamente nos acontecimentos políticos.
Juliano, 45 anos: “Assisti a uma muito boa aula do companheiro Rui. Vários pontos interessantes de discussão sobre a questão do valor, da mercadoria, coisas que a gente tem que estar estudando para entender bem o marxismo, os princípios da base do capital, para poder intervir de maneira correta”.

O almoço foi um momento especial: uma deliciosa feijoada, com música ao vivo que animou ainda mais o refeitório. A refeição caprichada, elogiada por todos, reforçou o espírito de camaradagem e o cuidado na organização do acampamento.
Silvano, 51 anos: “Hoje teve uma feijoada maravilhosa. Muito gostoso. A alimentação está ótima, desde o café da manhã caprichado até agora”.
Roseli, 54 anos: “A comida está boa, gostei bastante. Não tem o que reclamar”.
À tarde, os participantes discutiram na plenária interna do Partido da Causa Operária e assistiram à Análise Política da Semana, um programa ao vivo transmitido na COTV, aberto para espectadores presenciais no acampamento. A atividade permitiu uma rica troca de experiências e o fortalecimento da organização partidária.
Arari, 40 anos: “Participei do curso de manhã, depois da análise política da semana e agora da plenária. Tudo muito bom”.
Silvano: “A plenária, a análise política, foi muito boa também. A plenária interna dos militantes do partido, e a gente participou”.
O dia terminou com a festa no Jacobinos, o ponto de encontro clássico do acampamento. Com bar, lanches, música e muita conversa. A noite reuniu veteranos e novos companheiros em um clima de grande animação e unidade. A presença expressiva de jovens, como observado por vários participantes, aponta para um cenário muito positivo de crescimento do PCO.
Juliano: “De todas as atividades que participei, essa com certeza é a que tem mais jovens, bastante jovens se aproximando do partido. O que é muito importante e aponta um cenário muito positivo de crescimento do PCO”.
Silvano: “Agora está tendo a festa, tem o bar, as meninas lá que estão atendendo super bem a gente. A união dos companheiros e companheiras, pessoas bem receptivas. Estou gostando demais. Indico para os outros companheiros, do partido, das famílias, para virem para cá, para estarem junto com a gente, interagirem”.
Arari: “Hoje foi o primeiro dia desse acampamento que participei, teve feijoada, estava muito bem servida, tinha bastante coisa, todo mundo comendo à vontade. Está tudo funcionando muito bem”.

O espaço amplo, com piscina, campo de futebol, frutas e estrutura confortável, continua sendo elogiado, mostrando a evolução constante das atividades da AJR.

O acampamento segue até o dia 25 de janeiro com mais aulas, lazer e debates que fortalecem a formação política dos participantes. Ainda é possível participar presencialmente ou acompanhar as transmissões pela plataforma Universidade Marxista (unimarxista.org.br). Para inscrições e informações, entre em contato pelo número (11) 99741-0436.




