Ontem (13), transcorreu o quarto dia da 54ª Universidade de Férias do Partido da Causa Operária (PCO), no hotel-fazenda Estância Primavera, em Sorocaba (SP). O destaque do dia foi a palestra sobre a dívida pública, ministrada por Cesar Tavares. Na ocasião, o professor demonstrou como esse mecanismo serve à burguesia para acumular capital.
A aula, que encerrou as atividades do dia, abordou um dos principais problemas da economia nacional: a dívida pública como instrumento de dominação imperialista e da burguesia interna, desindustrializando o País e estagnando a economia. Os participantes puderam tirar dúvidas e conectar os conceitos com o estudo sistemático de O Capital, que se aproxima, a começar hoje, às 19 horas, trazendo dados concretos e reflexões para a luta revolucionária.
Em entrevistas realizadas no local pelo Diário Causa Operária, os participantes expressaram entusiasmo com a formação teórica e a convivência socialista.
Arthur, 22 anos, comentou:
“Achei a aula muito interessante. É um tema extremamente importante para o momento atual que a gente vive, o problema da dívida pública, o desenvolvimento econômico nacional e tudo mais. Tem tudo a ver com o curso do Capital que a gente vai tratar. Ou seja, a gente vai aprofundar a parte teórica e agora temos uma palestra que explica o motivo mais atual, a situação brasileira de hoje, um dos principais problemas da economia nacional. Quem teve a oportunidade de assistir tirou várias dúvidas. O partido já produz vários materiais sobre isso, é um tema complementar muito interessante e recomendo que todo mundo aproveite e assista, para trazer dados e refletir à medida que vai se aprofundando na teoria de Marx.”
Gabriel, 22 anos, que está no acampamento desde o primeiro dia, elogiou o ambiente e a palestra: “achei o espaço muito bom, muito bonito, tem um monte de coisa para fazer, vários jogos. Para a criançada também é muito legal, tem bastante brinquedo. É bom passar esse tempo com menos intensidade de trabalho para conversar mais com os companheiros, fazer atividades juntos. A aula sobre a dívida pública foi interessante, foi um jeito bom de finalizar o dia”.
Brisa Izolan, 20 anos, que chegou após o ato em defesa da Venezuela, destacou a integração e o espaço:
“É a primeira vez que venho, conheci muitas pessoas novas, muito legais, simpáticas. Fiquei na cozinha hoje, fizemos café da manhã, almoço e janta, foi bem bacana. Assistir à palestra de hoje foi ótimo”, disse.
Ana Paula, 20 anos, presente desde o dia 10, não poupou elogios: “o espaço é maravilhoso, ar livre, comida maravilhosa, as atividades são super interessantes. Estou bem ansiosa. A melhor parte é o Jacobinos, tem várias coisas legais, bebida, lanches, brownies, é maravilhoso. Gostei bastante da aula sobre a dívida pública, o Cesar é maravilhoso. Chamo mais gente para vir, conhecer o acampamento, que é incrível. Amanhã chega o Rui para as aulas, estou bem ansiosa!”.
O clima no acampamento continua de muita animação e camaradagem, com os companheiros aproveitando a piscina, jogos, refeições coletivas e o ponto de encontro no Jacobinos para trocar ideias e fortalecer os laços de luta. A palestra sobre a dívida pública, com sua análise econômica, traz uma preparação para as próximas etapas do curso sobre O Capital.
A 54ª Universidade de Férias segue até 25 de janeiro. Ainda dá tempo de participar! Basta entrar em contato com o número (11) 99741-0436.





