No 13º dia da 54ª edição da Universidade de Férias do Partido da Causa Operária (PCO), realizada na Estância Primavera, em Sorocaba (SP), participantes continuaram o estudo de O Capital de Karl Marx na oitava aula ministrada pelo presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, enquanto desfrutaram de refeições coletivas marcantes, como o almoço de moqueca e a janta com nachos, guacamole e cachorro-quente, além de animado jogo de futebol com participantes dos quatro cantos do País.
O dia começou com um café da manhã farto e variado, elogiado pela militante Juliandra, 53 anos, que participa pela segunda vez da Universidade. “Teve pão com manteiga, vários tipos de patês, frios, linguiça fritinha, salsicha, ovos mexidos, café com leite, chá, sucos e, o que eu gosto mais, muitas frutas gostosas e saudáveis”, relatou ela em entrevista a este Diário, destacando a qualidade da alimentação que mantém o padrão dos acampamentos anteriores.
Pela manhã, ocorreu a oitava aula do curso central sobre O Capital, obra fundamental de Karl Marx. Juliandra comentou que, apesar da complexidade dos conceitos dialéticos influenciados por Hegel, a explicação didática permite captar bem o conteúdo, com espaço para dúvidas que são esclarecidas nos grupos de estudo. “Tem coisas que eu captei bem, tem coisas que captei e tenho dúvidas, mas a vantagem é fazer as perguntas e discutir nos grupos de estudo com companheiros que entenderam melhor”, afirmou, expressando expectativa de esclarecer 100% das dúvidas com a base sólida que o curso proporciona.

Rafael Lima, 21 anos, estudante da Paraíba e militante do Comitê de Luta da UFPB, que chegou ao acampamento há poucos dias, também destacou a qualidade das aulas e da convivência. “As aulas são muito didáticas, eu estou aprendendo muito. O conteúdo é passado de maneira simples de pegar, dá para acompanhar sim, estou gostando bastante”, disse. Rafael elogiou ainda a infraestrutura do espaço: “muito grande, muito aconchegante, estrutura não tem o que reclamar”. Sobre a alimentação, destacou: “muito variado, inclusive repeti o almoço de hoje”.
Além disso, Rafael afirmou que “o que mais chama atenção é que o pessoal é muito companheiro, simpático, gentil, está aqui para ajudar”. Ele participou da gincana e dos grupos de discussão, que considerou “muito bons” para esclarecer dúvidas.

O almoço foi um dos pontos altos: moqueca, prato típico e muito elogiado. Juliandra o classificou como “um dos melhores almoços que eu já comi aqui, bem gostoso mesmo”. Calebe, 22 anos, veterano desde a 51ª edição, reforçou: “moqueca, arroz, um molho nordestino, uma delícia inclusive, e frutas, legumes, saladas”.

À tarde, o destaque foi o campeonato de futebol. “Fazia muito tempo que não organizavam os times com base nas regionais. Teve o time do Norte/Nordeste, do Sul, de São Paulo. Foi bem divertido, jogos equilibrados, sem atrito”, contou Calebe Henrique, que joga pelo time branco. Ele mencionou saldo positivo anterior (vitória por 6 a 1, com gols dele, Arthur Cesconetto, Uriel Schramm e outros) e preparação para as próximas partidas visando as finais, com quatro times (amarelo, branco, azul e vermelho).

Após o jogo dos adultos, as crianças também decidiram jogar:

A Universidade de Férias está entrando em sua reta final. Ainda é possível, no entanto, participar presencialmente ou acompanhar as transmissões pela plataforma da Universidade Marxista (unimarxista.org.br). Para inscrições e informações, entre em contato pelo número (11) 99741-0436.




