Na sexta-feira (21), Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), desativou sua conta no X. Ao tentar acessar a conta do juiz, a plataforma exibe a mensagem: “essa conta não existe”. A informação de que foi o ministro quem desativou seu perfil foi confirmada por auxiliares do próprio Supremo.
Na última quinta-feira (20), o ministro intimou a rede social a pagar uma multa de R$ 8 milhões por não ter cumprido algumas de suas decisões, como a de fornecer dados de Allan dos Santos, que teve prisão decretada sem nenhum motivo em 2021 por Moraes, e por isso se exilou nos Estados Unidos.
No ano passado, quando Moraes determinou a retirada da conta de Santos do ar, a rede social respondeu que “as operadoras do X não coletam dados cadastrais” e que o usuário “não apresenta ponto de conexão técnica com o Brasil”.
Sem resposta da rede social, ele voltou, em outubro, a determinar o envio dos dados de cadastro, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
Agora que Trump é presidente dos EUA e Elon Musk, dono do X, tem participação no governo, parece que o X está mais determinado a não ceder às imposições ditatoriais do STF.
O ministro Alexandre de Moraes opera uma verdadeira inquisição nas redes sociais. Allan dos Santos teve pena de prisão decretada sem cometer nenhum crime, e agora Moraes exige que seus dados sejam revelados.
A esquerda pequeno-burguesa não percebe o monstro que está criando, mas caso o que houve com Santos acontecesse com um militante do PT, por exemplo, toda a esquerda consideraria isso, corretamente, como uma ditadura.