O Ministro do Poder Popular para as Relações Exteriores da República Bolivariana da Venezuela, Yván Gil, manifestou sua solidariedade ao MST após o ataque brutal dos latifundiários que deixou 3 militantes mortos em São Paulo.
Ele afirmou: “desde a Venezuela, expressamos nossa consternação pelas recentes agressões no assentamento Olga Benario, em Tremembé, São Paulo, que resultaram na trágica perda de três trabalhadores camponeses do MST. Estendemos nossa solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo brasileiro e ao governo do presidente Lula.
Confiamos que as autoridades competentes esclarecerão esses lamentáveis fatos e tomarão as medidas necessárias para garantir justiça e proteção às famílias afetadas.
A pátria de Bolívar reafirma seu compromisso com a paz, a justiça social e os direitos humanos em nossa região e no mundo”.
O Assentamento Olga Benário enfrenta uma intensa disputa com a especulação imobiliária voltada para o turismo de lazer, devido à sua localização estratégica na região do Vale do Paraíba. Há anos, as famílias assentadas vêm sofrendo ameaças e coerções constantes, mesmo após diversas denúncias feitas aos órgãos estaduais e federais.