Diante da crescente ameaça militar dos Estados Unidos no Mar do Caribe, que coloca em risco a soberania da Venezuela e da região, a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) iniciou nesta terça-feira (11) uma fase superior do Plano Independência 200, destinada à otimização do Comando, Controle e Comunicações no âmbito das formas de luta armada e não armada para a Defesa Integral da Nação.
Através de um comunicado, a FANB manifestou que tais exercícios cumprem as ordens dadas pelo presidente Nicolás Maduro em sua condição de Comandante em Chefe, e se estenderão até quarta-feira (12).
O comunicado emitido pelo ministro da Defesa, G/J Vladimir Padrino López, refere que “esta nova dimensão da Colocação em Completa Prontidão Operacional, envolve o deslocamento maciço de meios terrestres, aéreos, navais, fluviais e de mísseis; sistemas de armas; Unidades Militares; Milícia Bolivariana; Órgãos de Segurança Cidadã e os Comandos para a Defesa Integral; que em todo o espectro do espaço geográfico nacional e em perfeita fusão popular militar policial, desenvolverão diversas tarefas para assegurar a integração dos elementos do Poder Nacional na missão de enfrentar as ameaças imperiais”.
O exercício militar visa a ativação completa dos “Órgãos de Direção para a Defesa Integral (ODDI) em todos os estados e entidades federais e municipais, a fim de realizar as coordenações interinstitucionais e populares necessárias para garantir o suporte multissetorial que a Mobilização Nacional requer”.
“A FANB se encontra mais fortalecida do que nunca em sua unidade, coesão moral e equipamento, para junto ao povo venezuelano preservar a todo custo os sagrados interesses do país, como o são sua liberdade, soberania, independência, estabilidade e paz”, acrescenta o texto, que finaliza com a reafirmação de que “continuaremos fomentando a vontade de luta e espírito combativo, para defender sem vacilação a integridade territorial de nossa amada Pátria”, determinação que segue “o exemplo dos ancestrais Caribes e do Libertador Simón Bolívar”.
Através de suas redes, a televisão pública venezuelana divulgou imagens da operação em estados como Carabobo, La Guaira, Táchira, Amazonas, Bolívar, Anzoátegui, Mérida, Nueva Esparta, Barinas, Trujillo, Lara e Delta Amacuro, assim como o Distrito Capital.
O Plano Independência 200 tem sido executado desde o início de setembro passado sob o conceito de “resistência ativa e defensiva permanente”, enquadrado em uma doutrina de defesa integral da nação que concebe o lançamento de uma ofensiva permanente para ganhar e consolidar a paz.
Além do deslocamento de diversos sistemas de armas, sua fase de luta armada incorpora o alistamento da Milícia Bolivariana com a clara ideia de que cada cidadão tenha uma missão na defesa da pátria.





