“Nós somos contra todo tipo de censura, inclusive as leis de calúnia, difamação e injúria”, declarou o presidente do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, no início de sua participação do programa Roda solta, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Comandado pelo humorista Danilo Gentili, o programa foi exibido na televisão aberta no dia 24 de fevereiro e visto por milhões de brasileiros. Até o fechamento desta edição, o episódio já contava com mais de 200.000 visualizações no YouTube.
A declaração de Pimenta sobre a liberdade de expressão foi uma resposta à primeira pergunta de Gentili, que confessou concordar com a maioria dos posicionamentos do PCO sobre o assunto. Diferentemente de uma entrevista comum, o programa Roda Solta é composto por uma bancada de humoristas que ora fazem perguntas ao entrevistado, ora fazem piadas aleatórias. É o caso, por exemplo, do personagem Confuso Sobrinho, que chegou a sugerir ao entrevistado que empreendesse no comércio de pimentas, devido a seu sobrenome.
Quando perguntado sobre qual era o principal problema do Brasil, Pimenta foi taxativo: o domínio que o capital estrangeiro tem sobre a economia nacional. “Todos nós aqui trabalhamos e a gente paga imposto. O Brasil tem uma das taxas de imposto mais altas do mundo. Esse dinheiro vai para os bancos internacionais”.
Após uma piada da bancada, Pimenta explicou que o PCO é um partido comunista. No entanto, não um partido que siga a orientação da direção da União Soviética, que era comandada pelo contrarrevolucionário José Stálin. Gentili, então, lembrou que Stálin mandou assassinar o revolucionário Leon Trótski, de quem o PCO é seguidor, com uma picareta.
Perguntado sobre o governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, Pimenta afirmou que há “muito alarde” em torno de suas declarações, mas que o governo anterior, de Joe Biden, era “muito ruim”. Ele concluiu o tema dizendo que Trump tem posições “muito direitistas numa série de coisas, mas tem outras posições que se opõem a essa dominação do imperialismo sobre o mundo”.
O governo Lula também esteve em debate durante o programa. Para pimenta, o Partido dos Trabalhadores (PT) “perdeu o rumo”, e a chamada crise do Pix revela isso.
O programa continuou com várias brincadeiras e perguntas sobre os mais diversos assuntos, incluindo futebol, a China e o socialismo. Para saber de tudo o que foi discutido e conhecer a fundo a posição do PCO, o partido conhecido como “o mais coerente do Brasil”, assista ao programa na íntegra!