A ação entre amigos dos Comitês de Luta Vai Pra Cuba! chegou à sua terceira edição. Asim como nos anos anteriores, o objetivo é viabilizar uma mobilização revolucionária e independente da esquerda brasileira.
A única forma de manter uma política independente da burguesia é mediante uma organização financeiramente independente.
Os comitês de luta têm uma diversidade de publicações, como panfletos, cartazes e adesivos, levando a luta adiante em todo o Brasil contra as privatizações, os golpistas e a retirada dos direitos trabalhistas. Esta luta só pode progredir por meio de um financiamento independente.
Além de financiar a esquerda revolucionária, a ação por si só é muito atrativa, uma vez que oferece a possibilidade de conhecer cenários paradisíacos em Cuba com dois acompanhantes,.
Uma ação sólida
Este trabalho está na sua terceira edição, demonstrando a solidez de um trabalho coletivo lastreado no apoio da classe trabalhadora. A primeira edição da ação entre amigos foi sorteada em 14 de agosto de 2022, tendo como ganhador o Sindicato dos Bancários de Brasília. Esta entidade, por suas vez, sorteou o bilhete entre seus filiados, tendo como felizardo o sindicalista Flávio, que realizou a viagem na companhia de sua esposa.
Nas palavras de Flávio: “com certeza, sem pensar duas vezes. Quem gosta de cultura ou praias paradisíacas podem ir, vão gostar muito.”
A segunda edição não foi diferente. Com o sorteio realizado no dia 26 de outubro de 2024, o bilhete sorteado foi o de número 6.182, tendo como ganhador o Roberto Shoven, de São Paulo, que adquiriu o número durante uma atividade de rua.
Os ganhadores da ação, além das passagens de estadia pagas para uma semana, com direitos a dois acompanhantes, têm o prazo de um ano para realizar a viagem. Essa flexibilidade de calendário, sem custos ao viajante, é um grande diferencial dessa ação que permite ao sorteado se organizar para a atividade.
Embora Shoven ainda não tenha realizado a viagem, já se mostra animado para empreendê-la:
“Eu faço questão de cantar um samba representando o Brasil, um Chico Buarque — que tinha muita ligação com vários compositores e cantores cubanos — e terminar com uma música cubana, que eu adoro, chamada “Pequena Serenata Diurna”, porque ela começa agradecendo por viver em um país livre (…). Ela trata do Brasil, sobre a ditadura e perder a liberdade. Terminando com uma das frases mais espetaculares que já vi na música (…) tratando sobre todos que morreram e que se sacrificaram na ditadura daqui e de todo o mundo”.
Muito próximo de você
A ação entre amigos Vai Pra Cuba! 3, está disponível próxima de você, com os membros dos Comitês de Luta. Nas mais diversas cidades do país, onde a luta em defesa da Palestina, contra o imperialismo e a direita nacional se organizam.
Mas esta também está acessível no sítio https://rifei.com.br/vai-pra-cuba-3, onde se encontram detalhadamente todas as regras da atividade, bem como uma série de bilhetes disponíveis apenas online.
A ação entre amigos é um importante instrumento de luta a nível nacional, permitindo sustentar um conjunto de atividades independentes da burguesia. Sendo um meio para a materialização de uma política de defesa da Palestina, contra o imperialismo e contra a direita no Brasil.