A USAID gastou US$ 30,6 bilhões para tomar controle da Ucrânia nos últimos quatro anos, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
“Já dissemos isso repetidamente. Passamos muitos anos tentando expulsar essa estrutura do território da Federação Russa. Estou falando, é claro, da USAID. Mas os dados e fatos que agora foram revelados chocaram a comunidade internacional“, declarou a diplomata em uma coletiva de imprensa.
Ela seguiu: “entre 2021 e 2024, a agenda ucraniana tornou-se prioritária para a USAID, absorvendo US$ 30,6 bilhões. Isso representa 21% de todo o orçamento internacional da organização, de toda a sua ‘ajuda’ internacional”.
“Se Washington destinou esse dinheiro à Ucrânia através da USAID e, ao mesmo tempo, percebeu que essa não era uma forma eficaz de resolver os problemas econômicos ucranianos, por que isso foi feito? A resposta é simples: trata-se de um esquema de corrupção”, completou.
Ela ainda afirmou que: “houve investimentos no Ministério da Cultura da Ucrânia, em autoridades locais e em estruturas responsáveis pela perseguição à Igreja Ortodoxa Ucraniana canônica. Em particular, o chamado Centro Razumkov de Pesquisas Econômicas e Políticas, financiado pelos Estados Unidos, fabricava regularmente pesquisas sociológicas com indicadores enganosos de apoio público à divisão Igreja Ortodoxa da Ucrânia”.
Além disso, a porta-voz afirmou que a USAID tem reformulado o sistema judicial da Ucrânia há 15 anos. “outros esquemas enganosos dessa estrutura incluem a pseudo-contabilidade das armas fornecidas à Ucrânia, tentativas de acesso a certos ativos russos congelados. Também foi divulgado nas redes sociais que, após o início da operação militar especial, a USAID patrocinou as chamadas turnês de estrelas de Hollywood na Ucrânia“.