Luta pela terra

Governo da Bahia manda polícia atacar índios Pataxó

Uma operação criminosa organizada pelo secretário de segurança da Bahia após reunião com latifundiários ataca retomadas Pataxó no extremo sul da Bahia

Na tarde desta quinta-feira (20), uma operação criminosa organizada pelo governo da Bahia mandou que policiais militares e civis realizassem uma megaoperação para perseguir os índios Pataxó das Terras indígenas de Barra Velha e Comexatibá.

Sob pretexto de pacificar a região e combater organizações criminosas, policiais atuaram de maneira conjunta com pistoleiros contratados por latifundiários locais para atacar as comunidades de índios, aldeias e retomadas.

A operação criminosa contra os índios foi organizada pelo secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, onde dezenas de policiais civis e militares, viaturas e até helicópteros estão perseguindo e atacando os índios dentro de suas terras.

A operação ocorre após reunião com latifundiários e representantes da direita local para acabar com as retomadas e avanço no processo de demarcação de suas terras que ocorreu nesta última quarta-feira.

A operação segundo os policiais da operação criminosa prendeu cerca de dez pessoas com fuzis e fortemente armados, incluindo índios Pataxó que realizaram retomadas.

Veja os vídeos abaixo:

 

Gostou do artigo? Faça uma doação!