Nesta quarta-feira (09), a União Europeia forneceu mais 1 bilhão de euros à Ucrânia, para que seja continuada a guerra imperialista contra a Rússia.
O valor foi roubado de fundos russos, previamente congelados pelo imperialismo europeu. O roubo foi feito no âmbito do programa “Aceleração Extraordinária de Receitas para a Ucrânia” (ERA) do G7, sendo a terceira vez que a União Europeia rouba ativos da Rússia, no âmbito deste programa, para financiar a guerra contra o próprio país do Leste Europeu.
Esse programa foi anunciado em outubro de 2024 pelos líderes do G7, com o objetivo de fornecer US$50 bilhões à Ucrânia, um financiamento que seria garantido com o roubo dos ativos russos existentes nos países imperialistas, assim como receitas provenientes deles.
O anúncio do mais recente fornecimento de 1 bilhão de euros à Ucrânia foi feito pelo primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, em sua conta no Telegram. Ele também declarou que o regime ucraniano pretende ir mais longe e confiscar todos os ativos russos congelados para utilizá-los na guerra de agressão contra a Rússia.