O décimo sexto pacote de sanções contra a Rússia foi aprovado pelos representantes permanentes dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE).
“Sim, esta manhã os representantes permanentes concordaram com novas sanções”, afirmou uma fonte da delegação de um dos países europeus à TASS.
Os chanceleres da União Europeia tomarão oficialmente a decisão na segunda-feira, 24 de fevereiro, e ela entrará em vigor após sua publicação no Diário Oficial da UE.
Segundo antecipado por Bruxelas, o novo pacote de sanções contra a Rússia será implementado no terceiro aniversário do início da operação militar especial russa na Ucrânia.
Diplomatas europeus confirmaram à agência britânica Reuters que o bloco proibirá a importação de alumínio primário da Rússia e aplicará sanções a 73 embarcações que supostamente fazem parte da chamada “frota na sombra”.
O jornal norte-americano Politico acrescentou que as nações da União Europeia com acesso ao mar Báltico estão adotando medidas jurídicas para realizar prisões contra pessoas ligadas ao comércio com a Rússia.