O presidente da Turquia, Recep Erdogan, se pronunciou sobre a situação na Faixa de Gaza em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (10) direto da Malásia.
Ele afirmou que “uma solução abrangente implica que a Palestina estabeleça seu Estado autônomo, soberano e geograficamente integrado com base nas fronteiras de 1967, com Jerusalém Oriental como sua capital“, defendendo a solução de dois Estados, “Israel” e Palestina.
“Discutimos profundamente questões internacionais, especialmente a questão palestina. A principal preocupação é que Israel está implementando persistentemente uma política de ocupação, conquista e derramamento de sangue. Como em todos os conflitos anteriores, Israel não cumpriu suas promessas no recente acordo de cessar-fogo. Deve acabar com a ocupação das terras palestinas e pagar reparações pelos danos causados“, disse Erdogan.
Ele concluiu: “Turquia e Malásia continuarão apoiando a Palestina. A Turquia já enviou mais de 100 navios de ajuda ao estado, e a distribuição de bens humanitários está em andamento. É gratificante notar a posição da Malásia sobre Gaza e a Palestina“.