Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, está planejando assinar nova ordem executiva na próxima quarta-feira, com a finalidade de dissolver ou reduzir vários comitês consultivos federais que historicamente atuam independente da administração presidencial norte-americana.
Dentre os comitês que estão na mira de Trump, estão o Instituto dos EUA para a Paz, Fundação dos EUA para o Desenvolvimento Africano, o Programa de Bolsistas de Gestão Presidencial, o Comitê Consultivo sobre Ajuda Externa Voluntária, dentre outros.
Trump também solicitou à sua equipe que lhe seja fornecida uma lista de outros comitês e órgãos semelhantes para serem dissolvidos em 30 dias.
Conforme informado pela emissora Al Mayadeen, o Instituto da Paz estaria sendo alvo em função de sua ligação com o Partido Democrata, através de seus funcionários.
A dissolução de tais institutos, ou redução de seu tamanho, ocorre na conjuntura em que o governo Trump promove ações para a redução de pessoal na administração pública dos EUA, assim como em ONGs e fundações do imperialismo, utilizadas como correia de transmissão da política imperialista em todo o mundo.