Nesta segunda-feira (22), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva designando formalmente o movimento intitulado Antifa como uma “organização terrorista doméstica”, citando uma “campanha coordenada de violência política” contra a aplicação da lei e figuras conservadoras.
A medida segue a promessa anterior de Trump de tomar medidas contra o que ele descreveu como “extremismo radical de esquerda”, apenas dias após o assassinato de Charlie Kirk durante um evento de discurso universitário em Utah. As autoridades acusaram Tyler Robinson, 22, no assassinato. Os promotores dizem que Robinson, que supostamente tem opiniões de esquerda, confessou o crime em mensagens privadas e descreveu o tiroteio como uma retaliação pelos discursos de Kirk.
Na ordem executiva divulgada na segunda-feira, Trump disse que a Antifa é uma “empresa militarista e anarquista” que busca derrubar o governo dos EUA e se envolve em esforços violentos para obstruir a aplicação da lei federal. “Este esforço organizado projetado para alcançar objetivos políticos por coerção e intimidação é terrorismo doméstico”, afirmou a ordem.
O documento detalha supostas atividades, incluindo confrontos armados com a aplicação da lei, motins organizados e agressões a oficiais de Imigração e Alfândega. Também acusa a Antifa de recrutar e radicalizar jovens americanos, proteger a identidade de seus membros e ocultar suas fontes de financiamento.
“Por causa do padrão de violência política mencionado, projetado para suprimir a atividade política legal e obstruir o estado de direito, eu designo a Antifa como uma ‘organização terrorista doméstica'”, disse Trump na ordem.
Sob a diretriz executiva, as agências federais são instruídas a usar todas as autoridades legais disponíveis para investigar, interromper e desmantelar quaisquer operações ilegais envolvendo a Antifa ou aqueles que agem em seu nome. Isso inclui processar indivíduos ou entidades que fornecem apoio material ao grupo. A Casa Branca acrescentou que a ordem deve ser implementada de acordo com as leis existentes.
Antifa, abreviação de ‘antifascista’, refere-se a uma rede de ativistas de esquerda, conhecida por organizar contra-protestos, muitas vezes enquanto mascarados ou usando trajes pretos. O grupo ganhou atenção nacional durante a agitação de George Floyd em 2020 e tem sido ligado a confrontos com a polícia.



