O presidente dos EUA, Donald Trump, emitiu nesta quarta-feira (22) um ultimato à Rússia em relação à guerra na Ucrânia. Ele ameaça o país de mais sanções econômicas caso não acabe a sua Operação Militar Especial.
Ele afirmou: “jamais devemos esquecer que a Rússia nos ajudou a vencer a Segunda Guerra Mundial, perdendo quase 60 milhões de vidas no processo”, escreveu. As estimativas costuma jogar para a casa dos 30 milhões de mortos.
“Dito isso, vou fazer à Rússia, cuja economia está falhando, e ao presidente Putin, um GRANDE FAVOR. Resolva agora e PARE com essa guerra ridícula! SÓ VAI PIORAR”, afirmou Trump.
Caso nenhum “acordo” seja alcançado “em breve”, Trump disse que “não terá outra escolha a não ser impor altos níveis de impostos, tarifas e sanções sobre qualquer coisa vendida pela Rússia aos Estados Unidos e a vários outros países participantes”.
O presidente dos EUA também reafirmou que o conflito entre Rússia e Ucrânia “nunca teria começado” se ele estivesse no cargo. “Podemos resolver isso da maneira fácil ou da maneira difícil – e a maneira fácil é sempre melhor”, concluiu.
Mais cedo, Trump afirmou: “estamos conversando com Zelensqui. Vamos conversar com o presidente Putin muito em breve e veremos como tudo vai se desenrolar”.