Em nota divulgada em 20 de outubro, a organização Stop World War 3 – Iniciativa Internacional para a Paz celebrou o acordo de cessar-fogo alcançado pela Resistência Palestina, dirigida pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).
Ao contrário do que dizem os grandes monopólios da imprensa internacional, a nota considera que o cessar-fogo não é resultado de “pressões diplomáticas” ou “boa vontade” das potências imperialistas, mas sim da firmeza da luta de libertação nacional palestina. Nem mesmo a tentativa covarde de assassinar os membros da delegação do Hamas em Doha foi capaz de deter o avanço das negociações. A agressão ao território do Catar, aliado dos Estados Unidos, acabou gerando um efeito contrário ao pretendido por “Israel” e seus cúmplices: provocou forte reação do mundo árabe e colocou em xeque os interesses norte-americanos em toda a região.
Segundo a nota da organização internacional, trata-se de uma vitória importante contra a guerra de extermínio e fome imposta sobre Gaza. “O cessar-fogo não teria sido alcançado sem a firme resistência do povo palestino”, destaca o documento. A entidade também exige que o regime sionista cumpra integralmente o acordo, sem manobras, e liberte imediatamente todos os presos palestinos — homens, mulheres e crianças sequestrados por um Estado criminoso que despreza o direito internacional.
A entrada imediata e incondicional de ajuda humanitária, bem como a reconstrução de Gaza — cidade arrasada pelos bombardeios criminosos das Forças de Ocupação israelenses — também estão entre as exigências feitas ao regime sionista. A entidade alerta que não haverá paz verdadeira enquanto persistir a ocupação da Palestina. A única saída justa e duradoura para a crise passa pelo fim completo da ocupação, pela autodeterminação do povo palestino e pela criação de um Estado palestino independente, com Jerusalém como capital.
Leia a nota na íntegra:
Sobre o cessar-fogo em Gaza
A Iniciativa Internacional para a Paz acompanha com grande interesse os fortes sinais de um acordo final para cessar a agressão contra Gaza. É um passo importante para o fim de uma das mais horríveis guerras de genocídio, fome e tragédias humanitárias da era moderna, perpetrada pelo regime racista e nazi-sionista ao longo de dois anos sombrios contra o firme e resistente povo palestino, agarrado à sua terra e fiel ao seu direito à vida, existência, libertação e emancipação. Este cessar-fogo não teria sido alcançado sem a firme resistência do povo palestino, e o fracasso da tentativa sionista de assassinato da delegação negocial do Hamas em Doha. O horrível fracasso em terminar o processo de negociação e o ataque à capital de um dos países aliados árabes dos EUA, provocou uma forte reação dos países árabes e ameaçou os interesses dos EUA no Médio Oriente.
A Iniciativa Internacional para a Paz – STOPWW3 saúda os esforços realizados e todas as consciências vivas em solidariedade com o povo palestino em todo o mundo. Enfatizamos que a entidade sionista, conhecida pelo seu desrespeito pelo direito internacional e pela fuga às obrigações acordadas, é hoje obrigada a respeitar imediata e efetivamente este acordo e a aderir integralmente às suas disposições e a todas as suas fases, sem hesitação ou manobras, incluindo a libertação de prisioneiros.
Insistimos também que este acordo permita, imediata e efetivamente, a entrada urgente e incondicional de ajuda humanitária, e que se trabalhe para restaurar as bases da vida em Gaza, que foi destruída pela brutal máquina de guerra sionista.
Reiteramos que a construção de uma verdadeira, justa e duradoura paz é alcançável, desde que haja um fim completo e genuíno à ocupação da terra palestina, permitindo que o povo palestino gere os seus próprios assuntos, determine livre e independentemente o seu destino, e reconhecendo todos os seus direitos nacionais legítimos, sendo o principal deles o seu direito de estabelecer um Estado palestino independente e viável com Jerusalém como sua capital.
Nestes momentos críticos, fazemos também um apelo sincero a todas as forças e fações do povo palestino, tanto ativas como em luta, por unidade, o fortalecimento da coesão nacional interna, e a superação de diferenças lamentáveis e de impacto negativo. Isto é para garantir que esta fase seja melhor navegada e que horizontes mais amplos e felizes esperem o irmão povo palestino.
Iniciativa Internacional para a Paz – STOPWW3
20 de Outubro de 2025





