Futebol

Semana de estreias no Brasileirão, Sul-Americana e Libertadores

Na última semana os 3 maiores campeonatos do continente deram seu pontapé inicial

A última semana foi marcada pelo início de três campeonatos importantíssimos para o futebol brasileiro e, consequentemente, para todo o continente: o Brasileirão, o campeonato nacional mais disputado do mundo; a Sul-Americana, onde diversas equipes em ascensão disputam um título internacional com clubes tradicionais do continente; e a Libertadores, o torneio mais importante das Américas, que vem sendo dominado pelos times brasileiros nos últimos anos.

Brasileirão

A primeira rodada do sempre disputado Brasileirão terminou com placares equilibrados. No sábado, 29, o Juventude venceu o Vitória em casa por 1 a 0. O Fortaleza, também jogando em casa, bateu o Fluminense por 2 a 0. Após o resultado, o técnico Mano Menezes foi demitido do tricolor carioca.

Ainda no sábado, Grêmio e Cruzeiro venceram em casa Atlético Mineiro e Mirassol, respectivamente, por 2 a 1. O São Paulo recebeu o Sport no Morumbi e ficou no empate sem gols, desperdiçando um pênalti.

No domingo, Bahia e Corinthians, assim como Bragantino e Ceará, empataram por 1 a 1 e 2 a 2, respectivamente. O clássico entre Palmeiras e Botafogo, equipes que disputaram a ponta do Brasileirão no ano passado, também terminou empatado sem gols, no Allianz Parque.

A única vitória do domingo foi do Vasco da Gama, que venceu o Santos por 2 a 1 em São Januário, em uma grande partida.

O Brasileirão segue para sua segunda rodada a partir do próximo sábado, dia 5. Fortaleza, Juventude e Vasco lideram a tabela.

Sul-Americana

Os brasileiros não somaram muitas vitórias nesta primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Apenas Fluminense e Grêmio venceram em suas estreias.

A equipe carioca bateu o Once Caldas, da Colômbia, por 1 a 0, enquanto o tricolor gaúcho superou o Sportivo Luqueño, do Paraguai, por 2 a 1. Ambas as vitórias ocorreram fora de casa, garantindo vantagem para os duelos no Brasil.

Atlético Mineiro, Vasco e Vitória empataram nesta primeira rodada. O Vasco esteve próximo da vitória, mas cedeu o empate ao Melgar, no Peru. Também em solo peruano, o Atlético ficou no 0 a 0 contra o Cienciano. Já o Vitória empatou com a Universidad Católica, no Chile, por 1 a 1.

Corinthians e Cruzeiro estrearam com derrota. O atual campeão paulista perdeu por 2 a 1 para o Huracán, da Argentina, enquanto o Cruzeiro foi derrotado por 1 a 0 pelo Unión Santa Fé. Ambas as partidas foram disputadas na Argentina.

Libertadores

O mais aguardado torneio do continente também iniciou sua fase de grupos nesta semana. Na terça-feira (1)º, o Fortaleza recebeu o Racing, da Argentina, na Arena Castelão, mas mesmo com a torcida, terminou derrotado por 3 a 0.

Os atuais campeões do torneio, o Botafogo, também estrearam com derrota. A equipe carioca foi superada pelo Universidad de Chile, que jogou em casa, por 1 a 0.

A primeira vitória brasileira na fase de grupos da Libertadores ficou por conta do tricolor paulista. O São Paulo, equipe que já venceu o torneio três vezes e tradicionalmente avança às fases finais, foi até Córdoba, na Argentina, e venceu o Talleres por 1 a 0 no estádio Mario Alberto Kempes.

As demais equipes brasileiras estreiam no campeonato na quinta-feira, dia 3. Bahia e Internacional se enfrentam na Arena Fonte Nova, o Flamengo vai à Venezuela para encarar o Deportivo Táchira, e o Palmeiras buscará sua primeira vitória na Libertadores contra o Sporting Cristal, no Peru.

Gostou do artigo? Faça uma doação!