Entre os dias 10 e 25 de janeiro, o Partido da Causa Operária (PCO), em parceria com a Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), realizarão uma das mais aguardadas edições da Universidade de Férias, o mais tradicional curso de formação marxista do Brasil. A Universidade de Férias do próximo verão abordará a obra-prima do marxismo, o conjunto de livros conhecido como O Capital.
Uma das maiores dificuldades para no estudo de O Capital é o mito que o cerca. O livro, com suas quase 2.000 páginas, é frequentemente visto como uma obra acessível apenas a intelectuais de altíssimo quilate. Essa percepção é falsa. Embora o livro seja complexo e as ideias exijam um estudo cuidadoso, a linguagem utilizada por Karl Marx é, surpreendentemente, simples e direta.
Em um questionário feito por sua filha, Marx, ao ser perguntado sobre que qualidade ele mais admirava, respondeu: “a simplicidade”. Um homem que valorizava essa qualidade em sua vida pessoal não faria, intencionalmente, um livro de linguagem impenetrável.
A verdadeira dificuldade de O Capital, conforme o próprio Marx, reside em seus primeiros capítulos. É ali que o leitor entra em um mundo de conceitos e terminologias desconhecidas, o que pode levá-lo à desistência. No entanto, uma vez superado esse obstáculo inicial, o restante do livro se torna mais acessível, permitindo uma leitura mais fluida.
Marx dedicou anos de sua vida à obra, mas infelizmente não conseguiu terminá-la. Ele faleceu tendo finalizado e publicado apenas o Livro I. Os Livros II e III, que completam a teoria, foram editados e publicados postumamente por Friedrich Engels. Ainda que os livros posteriores não tenham o mesmo impacto do primeiro, a importância do Livro III é inegável, pois é nele que a teoria apresentada no Livro I se completa.
O Capital é um livro importantíssimo para a doutrina marxista e, portanto, o seu estudo é fundamental para aquele que atua na luta de classes. O curso sobre a obra de Marx e Engels será ministrado integralmente pelo presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, dirigente trotskista com mais de 45 anos de militância.
Com o curso sobre O Capital, a Universidade de Férias chegará à sua 54ª edição. O projeto, realizado há décadas, busca reunir uma formação política de altíssimo nível, superior ao conteúdo de qualquer universidade brasileira, a um conjunto de atividades de lazer, visando a descontração dos alunos. A Universidade de Férias de verão ocorrerá em um hotel fazenda localizado na cidade de Sorocaba, a menos de duas horas de São Paulo, capital.
As inscrições para a 54ª Universidade de Férias já se encontram abertas. Para mais informações, entre em contato através do telefone (11) 99741-0436.





