São Paulo

Sábado no CCBP: análise política, história e música ao vivo

Ainda dá tempo de participar do curso da História do Brasil no Centro Cultural Benjamin Péret (CCBP)

Neste sábado (19), o Centro Cultural Benjamin Péret (CCBP) recebeu mais um evento da Universidade Marxista. Trata-se da exibição da parte final do módulo 2 do curso Brasil: uma interpretação marxista de 500 anos de história. As aulas são ministradas pelo presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, que, em suas últimas exposições, falou sobre o período da Regência no império antes do segundo reinado, protagonizado pelo imperador Dom Pedro II.

O curso tem como objetivo realizar uma análise minuciosa de toda a história e desenvolvimento brasileiros com base no método marxista, algo inédito no Brasil. Dessa forma, as aulas estão se aprofundando sobre eventos como as revoltas da Regência, a crise da unidade nacional e tratando, também, de temas importantes até os dias atuais, como o problema da centralização do Estado brasileiro, as oligarquias e a luta de classes no interior da burguesia brasileira e sua relação com o imperialismo. Na aula deste sábado, o curso tratou especificamente sobre o período da Regência.

Esta não foi, no entanto, a única atividade realizada. Desde o início da manhã, militantes do PCO e simpatizantes aproveitaram a localização central do curso na cidade de São Paulo para vender e divulgar o jornal Causa Operária. Dezenas de militantes distribuíram o material e realizaram uma campanha de agitação e propaganda junto aos trabalhadores no Theatro Municipal, na Galeria do Rock, na Praça da República e, também, na Liberdade.

Após a aula, foi realizada, no mesmo local, a análise política mais tradicional da esquerda brasileira. Ministrada por Rui Costa Pimenta, o CCBP sediou a Análise Política da Semana, tradicionalmente realizada aos sábados e transmitida pela Causa Operária TV (COTV) no YouTube e outras redes sociais. O programa, que contou com a audiência daqueles que se participaram das atividades e do curso, teve como principal discussão o problema da liberdade de expressão, a ditadura do Judiciário e a crise do imperialismo.

Logo após o término da análise, as atividades não pararam no CCBP. A partir das 17h, a banda Revolução Permanente, composta por militantes do PCO, iniciou um show ao vivo no local. Tocando músicas autorais e também típicas da esquerda nacional e internacional, o grupo realizou uma apresentação completa para agitar os presentes.

As atividades duraram, assim, o dia inteiro, e fazem parte do segundo de uma série de quatro dias de eventos no CCBP em conjunto com o curso da Universidade Marxista.

As atividades continuarão neste domingo e segunda-feira, com mais aulas do curso, além de também estarem previstas outras apresentações ao vivo durante os dias finais do evento.

Pessoas de diversos estados do País se somaram a esta importante atividade, como Luan Monteiro, do Rio de Janeiro, que afirmou, ao Diário Causa Operária (DCO) que “este é o melhor curso de formação política sobre a história nacional e é sempre bom ocorrer em um local como esse, com a possibilidade de, após a aula, ter show ao vivo e participar de diversas atividades”.

Já Izadora Dias, militante em São Paulo, destacou ao DCO que “as aulas estão sendo muito boas e aqui podemos perceber como é importante defender a unidade nacional”. “Todos esses movimentos separatistas são na realidade uma ação reacionária contra o País”, disse.

Uriel Roitman, que também participa das atividades desde o primeiro dia, destacou a qualidade da banda e do show ao vivo, afirmando que “as marchinhas tocadas pela banda no carnaval não saíram da minha cabeça até agora!”.

Faça como Luan, Izadora, Uriel e diversas outras pessoas: participe do curso da História do Brasil no CCBP. Basta entrar em contato por meio do número/WhatsApp (11) 99741-0436.

Gostou do artigo? Faça uma doação!