Nesta terça-feira (8), a Duma Estatal (parlamento nacional da Rússia) ratificou tratado de parceria estratégica entre a Federação Russa e a República Islâmica do Irã, acordo previsto para ficar em vigor pelos próximos 20 anos.
O acordo foi assinado por Vladimir Putin, presidente russo, e Masoud Pezeshkian, seu homólogo iraniano, em 17 de janeiro deste ano. Composto de 47 artigos, “o acordo estabelece uma base sólida para expandir a parceria abrangente entre a Rússia e o Irã em todas as áreas, incluindo defesa, contraterrorismo, energia, finanças, transporte, indústria, ciência e tecnologia”, conforme informado pela emissora Sputnik.
Quando da assinatura, Putin declarou que “o acordo de parceria entre a Rússia e o Irã visa criar condições para um desenvolvimento estável e sustentável” para ambos os países e para a região em geral, destacando que “a Rússia e o Irã estão seguindo caminhos independentes no cenário global e estão resistindo à pressão externa e à aplicação de sanções ilegítimas”.
No mesmo sentido, Abbas Araghchi, ministro das Relações Exteriores do Irã, afirmou que “o Irã e a Rússia, como dois países grandes e poderosos, desempenham um papel importante na formação da nova ordem mundial”.
O acordo foi ratificado pela Duma enquanto consultas trilaterais sobre o programa nuclear iraniano ocorriam entre Rússia, Irã e China, e dias antes da reunião entre autoridades do Irã e EUA, em Omã.