Desde a última derrota de “israel” perante da Resistência Palestina, que forçou a entidade sionista e o imperialismo a firmar um novo cessar-fogo em Gaza, as forças israelenses de ocupação e os colonos sionistas (milícias da extrema-direita sionista religiosa) vêm intensificando seus ataques contra os palestinos da Cisjordânia.
Enfrentando esta ofensiva, a Resistência retomou suas operações na região. Da mesma forma, a população vem reagindo aos ataques criminosos.
Na sexta-feira (24), jovens palestinos repeliram um ataque de colonos sionistas em Marj Si’a, localizada entre Al-Mughayyir e Abu Falah, ao nordeste de Ramala. No mesmo dia, confrontos eclodiram entre jovens da resistência e forças de ocupação em Beit Furik, a leste da cidade de Nablus.
Em informe, a Brigada de Ramala, unidade das Brigadas de Al-Quds (ala militar da Jiade Islâmica), noticiaram que os da companhia Al-Bireh conseguiram, às 18h40 da sexta-feira, atingir diversos pontos militares que cercam o assentamento “Psagot” com intensas rajadas de fogo, tendo sido bem sucedidos em alvejar vários alvos.
Novas operações das Brigadas de Al-Quds ocorreram no sábado (25). Em uma delas, combatentes da Brigada de Jenin enfrentaram as forças inimigas que estavam invadindo a cidade, tendo alvejando veículos militares com diversos artefatos explosivos.
Em outra, a Brigada de Tubas enfrentou as forças de ocupação invasoras em vários eixos, submetendo as tropas e veículos militares inimigos a intensas rajadas de tiros, de acordo com as exigências e condições do campo de batalha.
Na segunda-feira (27), o Comitê de Imprensa do campo de Jenin publicou balanço da situação, informando o seguinte:
- A ocupação prossegue com sua agressão contra Jenin e seu campo pelo 280º dia consecutivo, marcada por incursões e prisões contínuas.
- A resistência em Jenin continua enfrentando as forças israelenses de ocupação (IOF) e atacando colonos.
- Desde 21 de janeiro de 2025, mais de 65 mártires foram mortos em Jenin e em seu campo, incluindo quatro pelas forças de segurança da Autoridade Palestina.
- Apesar das amplas campanhas conduzidas pelas forças israelenses e pelas forças de segurança da Autoridade Palestina, a resistência continua atuante.
- As forças de segurança da Autoridade Palestina seguem detendo centenas de jovens, incluindo 46 pertencentes à Brigada de Jenin.
Quanto à Faixa de Gaza, neste domingo (26), foi divulgado vídeo de operação da Resistência no período anterior ao cessar-fogo. As imagens são de uma câmera corporal de um invasor israelense; elas mostram a Resistência atacando um agrupamento das forças de ocupação em Tal Al-Hawa, no sul da Cidade de Gaza. A operação resultou na morte de um oficial das IOF e no ferimento de vários outros.





