Organizações da resistência palestina em Gaza lançaram múltiplos ataques com mísseis e foguetes contra tropas e assentamentos israelenses em 3 de janeiro. A ala militar do Hamas, as Brigadas Al-Qassam, anunciou o lançamento bem-sucedido de um míssil superfície-ar (SAM) contra um helicóptero Apache israelense a leste do campo de Al-Bureij, no centro de Gaza, em cooperação com combatentes das Brigadas Al-Nasser Salah al-Din – a ala militar dos Comitês de Resistência Popular (CRP).
“A última vez que houve uma sirene em Beeri após disparos de foguetes de Gaza foi em março, há quase 10 meses. Desde então, um alarme soou no kibutz evacuado apenas uma vez, durante o ataque iraniano no início de outubro”, relatou o diário hebraico Yedioth Ahronoth na sexta-feira (3).
Poucas horas depois, dois foguetes foram lançados do norte de Gaza, com alvo na cidade israelense de Sderot. “Um projétil caiu próximo à comunidade de Nir Am, e o segundo projétil caiu em uma área aberta”, anunciou o exército “israelense.”
As operações marcaram o oitavo dia consecutivo de ataques palestinos contra assentamentos israelenses próximos.
Operações de resistência contra as forças invasoras também persistiram dentro de Gaza, incluindo o devastado norte. Na noite de sexta-feira (3), as Brigadas Al-Qassam relataram a destruição de vários tanques Mercava israelenses em Jabalia.