Um casal foi detido em flagrante na quinta-feira (10), no bairro Praça 14, Zona Sul de Manaus, acusado de realizar abortos clandestinos. A operação policial informou que pelo menos 12 procedimentos foram realizados nos últimos dois meses, evidenciando a alta demanda pela interrupção da gestação, o que por outro lado, não é atendido de forma segura e por meio da rede pública de saúde devido a repressão ao aborto, um crime moral.
A Polícia Civil informou que os suspeitos, Adailton Cruz de Souza, 35, e Daiane dos Santos Vicente da Silva, 33, anunciavam os serviços em plataformas de comércio eletrônico, cobrando até R$1,6 mil por procedimento. Durante a ação, pílulas abortivas foram apreendidas. Uma terceira pessoa, identificada como “Júlia”, também foi indiciada por envolvimento no caso.
Para aumentar a pena das vítimas da repressão ao aborto, o Estado também os está condenando por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, adulteração de produtos terapêuticos e aborto com consentimento da gestante. Eles aguardam audiência de custódia. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos.





