O Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) divulgou uma nota endereçada a partidos e movimentos sociais em todo o mundo, na qual condena veementemente a escalada militar dos Estados Unidos no Caribe e convoca uma mobilização internacional de opinião pública.
O comunicado centra-se na denúncia da chamada Operação Lança do Sul, descrita pelo partido como uma “enorme operação de guerra psicológica” que visa “desencadear ações violentas e semear um conflito na região”.
O PSUV alerta que a manobra militar não é um incidente isolado. O texto acusa os Estados Unidos de tentarem transformar a Venezuela na “porta de entrada de sua nova estratégia de dominação, aberta e descaradamente colonialista”. O objetivo, segundo o partido, seria forçar uma guerra em uma “zona de paz” para, posteriormente, expandi-la contra qualquer nação que se oponha aos interesses norte-americanos.
A nota questiona duramente os propósitos dos Estados Unidos e se a intenção é estender à América Latina as “práticas desnaturalizadas que exterminam de forma brutal a famílias e crianças na Faixa de Gaza”. O partido também expressa indignação com a prática de bombardeios que, segundo o comunicado, executam “assassinatos seletivos nas costas de Venezuela, Colômbia, México e Trinidad e Tobago”, questionando se os Estados Unidos “acaso aspira a que os países do sul paguemos o custo de sua crise econômica, política e moral, a ponta de saqueio e violência?”.
Reiterando o “direito irredutível à paz” e exigindo o respeito à soberania venezuelana, o PSUV convoca seus pares e a solidariedade internacional a marchar unida contra o que classificam como um “novo colonialismo, fascista e supremacista”.
O PSUV conclui a nota afirmando que o país está “pronto e pronto para esta grande vitória da Humanidade”.
A seguir, o texto integral do comunicado do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV):
Saudações aos camaradas de todo o mundo:
Caracas, 14 de novembro de 2025
O Partido Socialista Unido de Venezuela condena a escalada belicista dos Estados Unidos no Caribe e faz um chamado a partidos e movimentos de todo mundo a somarem-se em uma mobilização de opinião pública internacional para contrariar a enorme operação de guerra psicológica implícita na chamada “Operação Lanza del Sur”, que busca desencadear ações violentas e semear um conflito na região.
Alertamos aos povos livres do mundo: não se trata de uma manobra isolada. Os Estados Unidos pretendem converter a Venezuela na porta de entrada de sua nova estratégia de dominação, aberta e descaradamente colonialista. Tentam forçar uma guerra hoje em uma zona de paz, para estendê-la amanhã contra qualquer país que contradiga seus interesses.
O que pretendem? Atacar com morte, destruição e ódio a América Latina e o Caribe? Estender à Nossa América as práticas desnaturalizadas que exterminam de forma brutal famílias e crianças na Faixa de Gaza? Normalizar os bombardeios injustificados com os quais executam assassinatos seletivos nas costas de Venezuela, Colômbia, México e Trinidad e Tobago? Acaso aspiram a que os países do sul paguemos o custo de sua crise econômica, política e moral, à custa de saqueio e violência? De verdade creem que somos seu pátio traseiro?
Desde a Venezuela reiteramos nosso direito irredutível à paz e exigimos que se respeite nossa soberania. Convocamos nossos pares, nossos amigos e amigas e a toda a solidariedade internacional a nos mobilizarmos de maneira criativa e audaz.
Devemos marchar unidos frente ao novo colonialismo, fascista e supremacista, que desatou sua fúria de morte contra o mundo.
Na Venezuela estamos prontas e prontos para esta grande vitória da Humanidade.
Algumas ações que podemos executar de imediato:
-
Redigir um comunicado de solidariedade com a Venezuela, exigindo o desmonte imediato e definitivo do destacamento militar estadunidense no Caribe, em cumprimento do mandato da CELAC (2014), que declara a América Latina e o Caribe zona de Paz.
-
Publicá-lo na web, redes, blogs e mídias de seu movimento ou partido.
-
Enviá-lo a seus contatos e aliados e peça-lhes que se somem a esta mobilização pela Paz.
-
Fazer uma leitura pública do comunicado em espaços públicos, sedes ou sítios emblemáticos e publicar o vídeo, etiquetando a:
-
Instagram: @partidopsuv
-
X: @PartidoPSUV
-
Facebook: Partido Socialista Unido de Venezuela
-
-
Você pode ver TODAS AS MANIFESTAÇÕES DE APOIO À VENEZUELA em:
-
InfoPSUV Internacional: https://t.me/InfoPSUVInternacional
-
Partido PSUV: https://t.me/s/PartidoPSUV
-
Una-se!
Nossa web: http://www.psuv.org.ve
Siga-nos nas redes sociais do @PartidoPsuv




