‘Israel’

Pressionado, Netaniahu desiste de nomeação de espião chefe

Primeiro-ministro havia nomeado Eli Sharvit, ex-chefe da marinha israelense, para a chefia do Shin Bet, agência de espionagem interna

Nesta terça-feira (1º), Benjamin Netaniahu, primeiro-ministro de “Israel”, revogou sua decisão de nomear Eli Sharvit, ex-chefe da marinha israelense, para a chefia do Shin Bet, agência de espionagem interna.

Recuo ocorre após Lindsey Graham, senador republicano aliado de Donald Trump, ter publicado a seguinte mensagem em sua página do X:

“Embora seja inegavelmente verdade que a América não tem melhor amigo do que Israel, a nomeação de Eli Sharvit para ser o novo líder do Shin Bet é mais do que problemática. Nunca houve um melhor apoiador do Estado de Israel do que o presidente Trump. As declarações feitas por Eli Sharvit sobre o presidente Trump e suas políticas criaram estresse desnecessário em um momento crítico. Meu conselho aos meus amigos israelenses é mudar de rumo e fazer uma melhor verificação.”

Conforme a emissora libanesa Al Mayadeen, Sharvit teria criticado, em um artigo de opinião, as políticas climáticas de Donald Trump.

Na segunda-feira, poucas horas após o anúncio da escolha de Sharvit, órgãos da imprensa israelense noticiaram que o militar teria feito parte dos protestos contra Netaniahu em 2023, protestos contra a reforma judicial pretendida pelo premiê. Foi também noticiado que Sharvit apoio um acordo de água de 2022 com o Líbano, ao qual Netaniahu se opôs.

O recuo de Netanyahu quanto à nomeação de Sharvit é um novo sintoma da crise não apenas do atual governo israelense, mas de “Israel”.

Gostou do artigo? Faça uma doação!