Dois grandes protestos organizados pelo Conselho de Paz do Chipre foram realizados na quinta-feira (9), em oposição à visita do presidente de “Israel,” Isaac Herzog.
A primeira manifestação ocorreu na rotatória do Aeroporto de Larnaca, enquanto a segunda foi realizada próximo ao palácio presidencial em Nicósia.
Os protestos contaram com a participação de representantes do Conselho de Cidadãos Russos, do Movimento Internacional de Amigos da Rússia no Chipre e da Associação de Amizade Chipre-Rússia.
Os manifestantes condenaram o genocídio regime sionista contra o povo palestino. Eles consideram a visita de Herzog um insulto ao povo cipriota, que também enfrentou as consequências da ocupação.
Eles exigiram o fim imediato das operações militares e do massacre em Gaza , afirmando também que tais ações ameaçam a paz e a estabilidade na região.
Em dezembro, Chipre recebeu um sistema de defesa aérea de “Israel” enquanto busca diversificar seus fornecedores de defesa após perder a Rússia como um dos principais fornecedores.
De acordo com a emissora Sigma, as primeiras entregas do sistema foram realizadas na terça-feira (7). No entanto, o governo do Chipre não comentou sobre a chegada de armas.
“A única coisa que posso dizer é que estamos tomando todas as medidas necessárias para fortalecer a força de dissuasão de Chipre, não apenas porque somos um país sob ocupação, mas também um Estado-membro da UE em uma região de particular importância geoestratégica,” declarou o presidente cipriota Nikos Christodoulides na quinta-feira.