A Prefeitura de Jaciara decretou situação de emergência na saúde pública devido ao aumento dos casos de dengue, chikungunya e zika, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. O Decreto nº 3896, de 08 de janeiro de 2025, estabelece algumas medidas para conter o surto, incluindo a autorização para entrada forçada em imóveis abandonados ou sem acesso permitido, campanhas educativas e intensificação da limpeza urbana.
No entanto, a prefeitura da direitista Andreia Wagner (PSB), assume uma política repressiva contra a população. O não cumprimento das exigências de limpeza das habitações pode resultar em multas, interdição de imóveis e, em casos de resistência, configura crime de desobediência e infração sanitária.
Nos 13 primeiros dias de 2025 foram notificados oficialmente, junto à Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara, 9 casos de dengue e 90 casos de chicungunya. Em 2024, Jaciara registrou 200 notificações de casos de dengue e outras 144 de febre chicungunya. Apenas no mês de dezembro foram 171 notificações, sendo 39 de casos de dengue e 132 casos de chicungunya. É um claro quadro de epidemia.
A política de combate a dengue não é nada complexa, é apenas necessário um investimento na saúde pública. No entanto, a ditadura dos banqueiros sobre o Brasil rouba todo o orçamento nacional o que impede os investimentos de saúde. A culpa da epidemia de dengue em todo o País recai sobre os banqueiros e seus lacaios da direita.