Brasil

Prefeito bolsonarista de Sorocaba é alvo de operação da PF

Reeleito em 2024 com 62% dos votos, Manga é aliado de Jair Bolsonaro e chegou a ser cotado para disputar o governo paulista em 2026

Na última quinta-feira (10), a Polícia Federal confiscou mais de R$863 mil em dinheiro, armas e um carro de luxo em operação contra o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos). A ação investiga desvios na Saúde, com fraudes na contratação de uma organização social para gerir unidades municipais.

Supostamente, o dinheiro foi achado em cofres e caixas de papelão em endereços ligados ao prefeito, incluindo um em São Paulo, onde a quantia exata ainda é contada. A Justiça autorizou o bloqueio de bens de Manga em até R$20 milhões.

A PF apura depósitos em espécie, pagamentos de boletos e negócios imobiliários suspeitos de lavagem de dinheiro, em fatos que remontam a 2021, primeiro ano de Manga no cargo. No TikTok, ele ironizou: “acharam algumas coisas aqui em casa: bolo de cenoura, Nutella e o Pokémon que meu filho tanto ama”.

Sua defesa chamou a busca de “desnecessária e abusiva”, dizendo: “não existe qualquer elemento, mínimo que fosse, que pudesse relacionar o prefeito a atos ilícitos”. Os advogados acusaram a PF de “pesca probatória” ilegal, prática popularizada durante a Operação Lava Jato. Reeleito em 2024 com 62% dos votos, Manga é aliado de Jair Bolsonaro.

Gostou do artigo? Faça uma doação!