Ao presidente brasileiro foi redigida uma carta, lida pela ex-primeira dama do Brasil, entre os trechos do documento, selecionei: “baixe as armas da provocação”, deixar de lado o “desejo de vingança” e evitar embates que possam resultar em “prejuízos econômicos ao país”.
Um abuso, tais colocações?
Os nossos prejuízos como nação advém de uma subserviência histórica. Na realidade, a nossa soberania sempre fora de “vendilhões do templo”, em sua essência.
Independência do Brasil custou 2 milhões de libras esterlinas emprestados pela Inglaterra?
A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente, foi um passo decisivo para o início da organização do estado brasileiro. Significou soberania para que o país pudesse estabelecer suas normas políticas e sua administração pública.
A independência brasileira foi resultado do desgaste da relação de Portugal com a elite brasileira no começo do século XIX. O processo de rompimento entre Brasil e Portugal foi uma consequência direta da transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808.
Entre os fatores que causaram a Independência do Brasil podemos destacar a crise do sistema colonial, as ideias iluministas e as independências ocorridas na América Inglesa e na América Espanhola. Além disso, a própria elite agrária brasileira se beneficiaria de uma separação entre Portugal e Brasil.
O Brasil estava em crise no período de independência devido a D. Pedro I que gerou várias dívidas ao país. A Inglaterra estava interessada no Reconhecimento da Independência do Brasil por conta de seus investimentos na produção de produtos para exportação. Como vinha desenvolvendo-se na manufatura e no fornecimento de outros tipos de produto, era de interesse inglês poder comercializar com um grande mercado consumidor.
A presença da família real no Brasil havia proporcionado grandes avanços, mas, ainda assim, demonstrações de insatisfação aconteceram por meio da Revolução Pernambucana de 1817. A mudança da família real para o Brasil havia resultado em grande aumento de impostos e interferido diretamente na administração da capitania.
No momento em que declarou a independência do Brasil, os governos e tropas de algumas províncias foram levadas a expressar sua incondicional fidelidade ao governo lusitano. Na Bahia, um violento conflito se desenrolou entre 7 de setembro de 1822 e 2 de julho de 1823.
No dia 29 de agosto de 1825, o Tratado de Paz e Aliança finalmente oficializou o reconhecimento lusitano. Segundo esse acordo, o governo brasileiro deveria pagar uma indenização de dois milhões de libras esterlinas para que Portugal aceitasse a independência do Brasil. Acontece que o Brasil estava com o Tesouro zerado e para conseguir pagar Portugal patente que viveríamos a margem de eternas festas de guardanapos e de cuecas…
As Ditaduras Oficiais Militares no Brasil foram implementadas com objetivo de controle externo. Cuba sofre embargo desde sua Revolução, em 1959. E aparentemente é um país soberano.
Na verdade, nosso país faz parte do mundo das aparências, da ilusão, ainda sem completude; tal análise conceitual vem do discípulo de Sócrates:Platão.
Acho que o governo precisa achar o caminho, abrir picadas na estrada da soberania, a começar por internas mudanças de base. O vasto território, o clima, o povo criativo são elementos nacionais precípuos para alavancar mudanças jamais vistas no mundo. Será o Brasil, a primeira nação a fundar o Mundo das Ideias (perfeito) detectado por Platão?
Ou nos restará apenas um arremedo de Planeta Trump?





