Os militantes do PCO organizam atividades de carnaval há muitos anos. Para um partido operário é imprescindível participar das manifestações populares da cultura nacional.
O carnaval tem duas importâncias fundamentais. A primeira delas é justamente o fato de ser uma manifestação cultural. O carnaval, e tudo o que está relacionado a ele, é parte importante da cultural nacional. Participar do carnaval é estar em sincronia com o povo, é defender a cultura popular.
Em segundo lugar, justamente por ser uma manifestação popular e espontânea, que leva milhões de pessoas às ruas, o carnaval é perseguido. A burguesia não quer o povo na rua e tem razão para isso. Mesmo sendo uma festa, o carnaval é tradicionalmente um palco de manifestações políticas espontâneas.
Por isso, o carnaval está sendo cada vez mais reprimido. Quando a burguesia não consegue controlar, ela reprime. Em São Paulo e Belo Horizonte, apenas para ficar em dois exemplos, as prefeituras estabeleceram um verdadeiro toque de recolher. Não é permitido nenhum bloco ou grande aglomeração nas ruas a partir das 19 horas, em pleno carnaval! E não são poucos os casos de foliões que são reprimidos pela polícia.
O identitarismo também atua contra o carnaval, atacando a espontaneidade da festa com uma política de censura e “cancelamento”.
Os militantes do PCO vão organizar atividades de carnaval em várias capitais do País, atividades que vão de bailes à fantasia, blocos e desfiles em escola de samba.
Em São Paulo, os militantes vão participar do Bloco Vermelhão, dia 1º de março, sábado, a partir das 15 horas, com participação da bateria Zumbi dos Palmares. Logo depois, às 18 horas, baile à fantasia do CCBP (Centro Cultural Benjamin Péret), com a banda Revolução Permanente tocando marchinhas de carnaval. Na madrugada de sábado para domingo, os militantes do PCO ainda vão desfilar na escola de samba Em cima da hora paulistana, no Vila Esperança.
No Rio de Janeiro, no sábado, dia 1º, o PCO estará no bloco Inimigos do Império. No dia 4, terça-feira, o bloco Vermelhão e a noite o desfile na escola da samba Unidos do Jacarezinho. O baile à fantasia do CCBP, no Rio de Janeiro, será no dia 3 de março.
Confira a programação de carnaval confirmada até agora:
Porto Alegre
01/03 baile do CCBP
Curitiba
03/03 Baile do CCBP – 18h
São Paulo
01/03 bloco vermelhão – 15h
01/03 baile de carnaval do CCBP – 18h
01/03 desfile com a escola de samba Em cima da Hora Paulistana
Rio de Janeiro
01/03 bloco inimigos do império
03/03 baile do CCBP RJ – 18h
04/03 desfile bloco Vermelhão
04/03 desfile na Ala do PCO na escola de samba Unidos do Jacarezinho
Recife e João Pessoa
01/03 desfile Bloco Vermelhão
02/03 baile de carnaval do CCBP
Brasília
03/03 Baile do CCBP
04/03 Ala do PCO no bloco Pacotão