Em uma operação heroica da resistência contra o posto militar de Taiasir, a leste da cidade ocupada de Tubas, na Cisjordânia, oito soldados israelenses ficaram feridos, incluindo dois em estado crítico. Ela aconteceu na madrugada de terça-feira (4). Um combatente da resistência infiltrou-se no posto militar israelense e abriu fogo contra as tropas antes de ser morto.
O combatente conseguiu assumir o controle do andar superior da torre de vigilância israelense enquanto continuava a trocar tiros com os soldados, informou o Canal 13.
De acordo com uma investigação do exército israelense, o combatente conseguiu chegar ao posto sem ser detectado, surpreendendo dois soldados. Ele estava armado com uma metralhadora M16, tinha dois carregadores e vestia um colete tático, revelou a investigação.
Ela acrescentou que ele entrou no posto e chegou à torre de vigilância, mas fugiu quando os soldados revidaram. Também afirmou que ele foi morto quando um soldado lançou uma granada contra ele, enquanto outros abriram fogo.
O exército israelense implantou um drone durante a operação, que durou vários minutos, mas não o utilizou por medo de atingir suas próprias tropas. O Hamas elogiou a operação heroica e prometeu que as operações brutais de “Israel” em toda a Cisjordânia ocupada “não ficarão impunes”.