O gabinete de governo de Netaniahu deve adiar sua votação sobre o acordo de cessar-fogo e libertação de prisioneiros para a noite de sábado (18), informa o Canal 12.
O relatório afirma que os ministros se reunirão conforme planejado amanhã para discutir o acordo, mas que a reunião continuará na noite de sábado. O Gabinete do Primeiro-Ministro decidiu que, se o cronograma original fosse mantido e a votação ocorresse amanhã, os opositores das liberações de prisioneiros teriam quase nenhum tempo para apresentar recursos devido ao “shabat”, sábado judeu em que vários parlamentares não trabalha.
Isso acontece pois os partidos da extrema direita, Poder Judeu e Sionismo Religioso, podem sair da coalização de Netaniahu e assim o governo seria dissolvido. O PJ já declarou que está decidido sobre sair do bloco, a disputa agora é com o SR.
O presidente do SR é o ministro Bezalel Smotrich, ele já se reuniu com Netaniahu seis vezes nos últimos dois dias. Em sua última declaração pública, no entanto, Smotrich afirmou que a guerra deveria voltar, mesmo que o acordo fosse aprovado, após a sua primeira fase.