Acontece neste sábado (20), em São Paulo, a primeira Festa do Chope do Centro Cultural Benjamin Péret (CCBP), um encontro pensado para reunir militantes, simpatizantes e companheiros que lutaram ao lado do Partido da Causa Operária (PCO) e dos Comitês de Luta no último período. A proposta é simples e direta: brindar as vitórias e garantir um momento de descontração, logo após a Análise Política da Semana, em pleno centro da capital.
O ingresso é uma caneca comemorativa e quem chegar com ela terá chope à vontade durante toda a noite. A peça, de alta resistência e capacidade generosa, traz na arte dois alemães bastante conhecidos — os revolucionários Karl Marx e Friedrich Engels — e se converteu no símbolo prático da festa: guarde a sua caneca e volte ao barril quantas vezes quiser.
Além do reencontro entre companheiros que estiveram lado a lado nos atos, a programação prevê música ao vivo com a banda Revolução Permanente e o grupo Roda de Sampa, com sambistas do Bixiga.
A caneca-ingresso custa R$ 105 e dá direito a chope à vontade no evento. A aquisição pode ser feita por Pix e também há contato direto para dúvidas e reservas.
Ao longo dos anos, o PCO sempre optou por realizar festas e atividades sociais – sendo a mais famosa e tradicional delas a sua festa de fim de ano, o Réveillon Vermelho. Com buffet e música de alto nível, o réveillon do PCO tem ganhado destaque no último período até mesmo na imprensa burguesa. Da mesma forma, o principal curso de formação política do PCO, a Universidade de Férias, procura conciliar o estudo com o lazer, oferecendo vários momentos de interação social entre os seus participantes.
Além de permitir o financiamento da construção do PCO, portanto, as Festas do Chope também fortalecem os laços entre os militantes, filiados e simpatizantes, que terão a oportunidade de discutir diversos assuntos em um ambiente descontraído.
Uma das maiores referências históricas de festas populares baseadas no consumo de chope é a Oktoberfest, a tradicional festa alemã que surgiu no início do século XIX, em 1810, na cidade de Munique. O evento foi criado para celebrar o casamento do príncipe herdeiro Ludwig da Baviera com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. Desde então, a festa cresceu, tornando-se um evento cultural massivo, associado à cultura germânica, reunindo milhares de pessoas anualmente.
No Brasil, especialmente em cidades de forte imigração alemã, como Blumenau (SC), a Oktoberfest se consolidou como um evento de grande porte, sendo replicada em diversas regiões do País.
Serviço — Festa do Chope do CCBP
Quando: 20 de setembro
Onde: Rua Crispiniano, 73 — Centro, São Paulo (SP)
Valor da caneca: R$ 105
Contato (WhatsApp): (11) 99741-0436





