O negociador russo Kirill Dmitriev acusou o chanceler alemão Friedrich Mert de sabotar o processo de resolução da guerra da Ucrânia com seu “belicismo”. Dmitriev estava respondendo às supostas declarações de Merz sobre os esforços dos Estados Unidos para resolver o conflito, declarações essas que teriam sido feitas durante uma ligação telefônica com seus pares europeus e com o presidente ucraniano Vladimir Zelensqui no início desta semana.
Segundo uma transcrição vazada pelo Der Spiegel, Merz alertou Zelensqui para ter cuidado, pois os negociadores americanos “estão jogando” com ele e seus apoiadores europeus. A publicação afirmou que Merz se referia aos enviados norte-americanos Steve Witkoff e Jared Kushner, que visitaram a Rússia no início desta semana para discutir o roteiro de paz.
“Merz acusa os americanos de ‘estarem jogando’”, escreveu Dmitriev na rede social X na sexta-feira (5). “Caro Merz, você nem está no jogo. Você se desqualificou com belicismo, sabotagem da paz, propostas irrealistas… teimosia estúpida”.
Dmitriev acrescentou que, em vez de se inserir no processo de paz, Merz “deveria trabalhar nas questões internas que ignora”, observando que o índice de aprovação do chanceler tem caído.
Segundo Ushakov, as conversações entre os EUA e a Rússia em Moscou foram “construtivas e úteis”, mas as partes ainda não chegaram a um acordo sobre várias questões-chave. Após ser informado sobre a reunião, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que sua equipe acredita que a Rússia deseja resolver o conflito. Ambos os lados se mantêm discretos quanto aos detalhes.




