Um centro de tecnologia ucraniano assinou um acordo com uma empresa de defesa taiuanesa para projetar e construir veículos aéreos não tripulados (VANTs) de combate, de acordo com um anúncio feito na quarta-feira (3). A Polônia também fornecerá ajuda.
A iniciativa foi anunciada na Exposição Internacional da Indústria de Defesa (MSPO) em Kielce, na Polônia, e ocorre em meio a tensões crescentes entre os Estados Unidos e a China no Mar da China Meridional.
Segundo a Focus Taiwan, a Ucrânia contribuirá com pesquisa e desenvolvimento, a Polônia fornecerá seu conhecimento técnico, e a empresa Thunder Tiger, sediada em Taichung, fornecerá tecnologia e componentes. No início deste ano, a Thunder Tiger revelou um VANT FPV capaz de transportar um morteiro de 81 mm, além de um novo VANT camicaze naval.
O Memorando de Entendimento (MOU) foi assinado por Tony Hsu, presidente da Associação de Desenvolvimento da Indústria de Defesa de Taiuã; Bartlomiej Dobosz, fundador da Câmara de Comércio Polonesa-Taiuanesa; e Dmitry Dymyd, um representante do Lviv Tech Cluster na Ucrânia.
O acordo “fortalece o intercâmbio tecnológico, desenvolve o potencial industrial e aprimora nossa segurança como parceiros unidos por valores democráticos”, afirmou o escritório diplomático de Taiuã na Polônia no X (antigo Twitter).
A China considera que todos os laços diplomáticos com a ilha são uma violação de sua soberania e se opõe a qualquer tipo de ajuda militar a Taiuã.




