Nesta segunda-feira (21), morreu o argentino Jorge Mario Bergoglio, mais conhecido como papa Francisco. Aos 88 anos, pontífice havia saído há menos de um mês do hospital, onde ficou internado devido a uma pneumonia dupla.
“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã [2h35 de Brasília], o bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai”, anunciou o cardeal Kevin Farrell por meio de mensagem de vídeo.
Segundo diretor de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, nesta terça-feira (22), ocorrerá a primeira reunião da Congregação dos Cardeais após a morte do papa Francisco. A Santa Sé afirma que deve definir quando o corpo do pontífice chegará à Basílica de São Pedro para que seja visto e homenageado, com expectativa de que será na quarta-feira (23).
Antes disso, às 20h desta segunda-feira (15h em Brasília), será feita a constatação oficial da morte de Francisco e, depois disso, o corpo será colocado dentro do caixão – o primeiro ritual fúnebre após a morte de um papa.
A última aparição pública do papa foi neste domingo (20), na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Durante tradicional bênção de Páscoa, ao mesmo tempo que afirmou existir uma “crise dramática e indigna” na Faixa de Gaza, condenou o “aumento do antissemitismo” no mundo.
Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do papa:
“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos
Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados
Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda”, disse o presidente brasileiro ao declarar luto oficial de sete dias em todo o território nacional.
O Movimento de Resistência Islâmica, o Hamas, também emitiu uma nota oficial prestando condolências a todos os cristãos. Leia na íntegra:
“Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso
Comunicado à imprensa
O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) apresenta suas mais sinceras condolências e sentimentos de solidariedade à Igreja Católica em todo o mundo, e a todos os cristãos, pelo falecimento do Papa Francisco, Papa do Vaticano, que faleceu após uma trajetória marcada pelo serviço aos valores humanos e religiosos.
O falecido Papa Francisco teve posições notáveis no fortalecimento dos valores do diálogo entre as religiões, na promoção da compreensão e da paz entre os povos e na rejeição do ódio e do racismo. Em diversas ocasiões, expressou sua oposição às agressões e guerras no mundo, sendo uma das vozes religiosas mais destacadas a condenar os crimes de guerra e genocídio cometidos contra o nosso povo palestino na Faixa de Gaza.
Nós, do movimento Hamas, ao valorizarmos suas posições éticas e humanas, reafirmamos a importância de prosseguir com os esforços conjuntos entre os portadores das mensagens celestiais e as consciências vivas, na luta contra a injustiça e o colonialismo, e em defesa das causas da justiça, da liberdade e dos direitos dos povos oprimidos.
Movimento de Resistência Islâmica – Hamas
Segunda-feira, 23 de Shawwal de 1446 H
Correspondente a 21 de abril de 2025”
O conclave, cerimônia que define quem será o próximo papa, começa nove dias após a morte do papa. Reunidos na Capela Sistina, os cardeais com menos de 80 anos participarão de eleição secreta e espontânea, feita em folhas de papel depositadas em urna. O cardeal com dois terços dos votos vence e é proclamado papa.