A partida de basquete de quinta-feira (16) entre o Paris Basketball e o Maccabi Telavive pela Euroliga de basquete foi classificada como de alto risco pela Divisão Nacional de Combate ao Hooliganismo. Isso porque o clube sionista tem sido foco de protestos em defesa da Palestina em várias cidades da Europa.
O jogo, válido pela 22ª rodada da prestigiada Copa da Europa, recebeu o nível 4 de risco em uma escala de 1 a 5. Em decreto publicado na terça-feira (14), a Prefeitura de Polícia de Paris afirmou que o jogo “pode ser um alvo privilegiado e simbólico para atos de natureza terrorista” diante de um “contexto atual de ameaça muito elevada”. A ditadura de Macron segue fielmente a política do sionismo.
Em novembro de 2024, o time de futebol do Maccabi Telavive jogou uma partida em Amsterdã. A torcida fascista cantou palavras de ordem contra os árabes e arrancou bandeiras da palestina das ruas. Isso fez com que a população local reagisse contra os torcedores. Desde então os jogos do Maccabi na Europa levantam crises.
Logo depois, o jogo da Liga das Nações de futebol entre França e “Israel” no Stade de France contou com um dispositivo de segurança excepcional, com 4.000 policiais e gendarmes mobilizados ao redor do estádio, em Saint-Denis e nos transportes públicos de Paris.
O governo anunciou que mobilizará 600 policiais para o jogo de basquete. As manifestações em defesa da Palestina seguem acontecendo com frequência em Paris.