Oriente Médio

‘Israel’ realiza novos bombardeios contra Síria

Foram atingidas bases aéreas e centro de pesquisa científica. Ataques tem objetivo de “mandar aviso” à Turquia, que vem tentando se fortalecer na região

Na última quinta-feira (2), as forças israelenses de ocupação realizaram mais de 10 bombardeios contra a Síria.

Foram atingidas novamente o aeroporto militar de Hama, região oeste da Síria, assim como a base aérea T4, perto de Palmira, instalações que já haviam sido alvos de bombardeios recentes por parte dos sionistas. O centro científico de Barzeh, perto de Damasco (capital), também foi alvo dos ataques aéreos.

Manifestando sobre os ataques criminosos, a Rádio do Exército Israelense afirmou que “o principal objetivo dos ataques aéreos de hoje na Síria é enviar um alerta ao presidente turco Erdogan”.

Conforme noticiado na terça-feira (1º), pelo portal de notícias Middle East Eye, “a Turquia começou a se mover para assumir o controle da base aérea T4, localizada perto de Palmira, no centro da Síria. Um sistema de defesa aérea do tipo Hisar será implantado em T4 para fornecer cobertura aérea para a base. Uma vez que o sistema esteja instalado, a base será reconstruída e expandida com as instalações necessárias. Ancara também planeja implantar drones de vigilância e armados, incluindo aqueles com capacidades de ataque estendidas”.

Em que pese a derrubada do governo nacionalista de Bashar al-Assad, em dezembro último, ter sido produto de um golpe do imperialismo, a Turquia, que esteve envolvida no golpe, vem tentando se fortalecer através da Síria, principalmente buscando desarticular as milícias curdas no norte do país, que estão a serviço do imperialismo.

Os novos ataques israelenses contra a Síria, visando atingir a Turquia indiretamente, ocorre em momento que o imperialismo promove uma tentativa de golpe de Estado contra o governo turco, sob a forma de uma revolução colorida.

Gostou do artigo? Faça uma doação!