O Serviço Prisional de “Israel” afirmou que está tomando medidas para reprimir qualquer “manifestação pública de alegria” durante a libertação de prisioneiros palestinos como parte do acordo de cessar-fogo em Gaza.
Em comunicado, o órgão informou que está se preparando para a liberação de prisioneiros em troca dos prisioneiros israelenses mantidos em Gaza, com previsão de início no domingo (19).
O serviço penitenciário revelou que duas prisões, uma próxima a Jerusalém e outra perto da cidade de Asquelom, já começaram os preparativos para as libertações, reunindo os palestinos que serão soltos.
“O comissário do Serviço Prisional de Israel, Major-General Kobi Yakobi, ordenou que, para evitar manifestações públicas de alegria em Ashkelon e outras áreas de Israel, o transporte a partir da prisão de ‘Shikma’ não será realizado por ônibus civis do Comitê Internacional da Cruz Vermelha“, diz a nota.
Em vez disso, unidades especiais do serviço penitenciário farão o transporte. Yakobi também orientou os prisioneiros designados para a libertação a “evitarem demonstrações de alegria dentro de Israel”.