Nesta quarta-feira (29), o portal Axios noticiou que “Israel” está fornecendo armas à Ucrânia, para que continue sua agressão contra a Rússia.
Segundo o Axios, citando três fontes anônimas, a entidade sionista enviou para a Polônia cerca de 90 mísseis interceptadores, utilizados pelo sistema de defesa aérea Patriot. Da Polônia, as munições deverão ser enviadas pela Ucrânia, cujo sistema de defesa aéreo é composto pelo sistema Patriot, dentre outros. Destaca-se que, apesar de o Patriot ser um sistema de defesa, é utilizado pela Ucrânia não apenas para tentar interceptar ações da Rússia, mas para atacar o território Russo.
Conforme informações publicadas no portal, as forças israelenses de ocupação pararam de usar o sistema Patriot em abril de 2024, após mais de 30 anos de uso. Pouco tempo depois, em junho do mesmo ano, foi noticiado que Quieve havia pedido a “Israel” para que lhe fornecesse o sistema sobressalente, mas o fornecimento não havia sido feito até então.
Contudo, conforme informações divulgadas pelo Axios, “nos últimos dias, aviões C-17 da Força Aérea dos EUA chegaram a uma base aérea no sul de Israel e partiram para Rzeszów, no leste da Polônia, um centro de transporte de armas para a Ucrânia”.
Citando alta autoridade israelense, em condição de anonimato, o portal de notícias informou que “Israel” teria dito à Rússia que, ao enviar os mísseis à Polônia, estava “apenas devolvendo o sistema Patriot aos EUA” e não fornecendo armas para a Ucrânia.
Nesta semana, Volodimir Zelensqui disse que conversou com Benjamin Netaniahu na terça-feira (28), e que discutiram “manter contato próximo com parceiros” e abordaram “questões bilaterais atuais e concordamos em manter contato próximo em um futuro próximo“.
O envio de mísseis interceptadores Patriot de “Israel” para a Ucrânia, cujo regime é, desde 2014, sustentado pela extrema-direita ucraniana, que possui natureza nazista, mostra que não há incompatibilidade entre o sionismo e o nazismo, duas formas de fascismo através da qual a ditadura mundial do imperialismo se manifesta.