“Israel” lançou inúmeros ataques aéreos contra o Líbano na quinta-feira (2), marcando mais uma violação do acordo de cessar-fogo acordado em novembro de 2024.
Um correspondente da emissora libanesa Al Mayadeen relatou que a força aérea israelense lançou ataques massivos visando a região de Ali al-Taher, com vídeos mostrando a extensão do bombardeio, que causou incêndios em áreas arborizadas próximas.
Essa mesma área tem sido alvo de repetidas agressões israelenses desde o acordo de cessar-fogo.
Enquanto isso, um veículo aéreo não tripulado (VANT) FPV israelense lançou uma bomba sonora perto de um pescador na costa de al-Naqoura, na fronteira sul do Líbano.
Isso faz parte da agressão israelense contínua contra o Líbano, com ataques aéreos e de drones diários que atingem várias partes do país, matando centenas de pessoas desde novembro de 2024. Ao menos 103 civis, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), foram mortos.
Em 2 de outubro, um VANT da ocupação israelense atacou um carro na área de al-Jarmaq, no Distrito de Jezzine, perto de al-Khardali, no Distrito de Marj’youn, no Sul do Líbano, matando dois cidadãos e deixando um terceiro ferido, de acordo com o Ministério da Saúde libanês.
Em 1º de outubro, o Ministério também relatou um ataque israelense separado a um carro na cidade de Kafra, no sul do Líbano, que matou uma pessoa e feriu outras cinco, algumas em estado crítico.
Em 29 de setembro, o Ministério da Saúde libanês relatou que um ataque de VANT israelense visou uma caminhonete-tanque de água na cidade de Nabatiyeh al-Fawqa, localizada na província de Nabatiyeh, resultando em uma morte. No mesmo dia, um cidadão libanês foi morto em um ataque de VANT israelense que atingiu uma escavadeira em Sohmor, na região de Beca Ocidental.
Em 21 de setembro, um ataque de VANT israelense visou uma motocicleta na cidade de Bint Jbeil, no sul do Líbano, matando cinco pessoas, incluindo três crianças, e ferindo várias outras.





